Cheia do Rio Piracicaba arrasa cidades da Região Central do estado

44

Roberto Nascimento/Jornal Páginas

cheia-do-rio-piracicaba-arrasa-cidades-da-regiao-central-do-estadoSubiu para 28 o número de mortes provocadas pelas chuvas em Minas Gerais. A última vítima foi um menino de 4 anos, que morreu soterrado por um deslizamento de terra em Nova Belém, município no Vale do Rio Doce, a 450 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo informações da Polícia Militar, Gênison Romualdo Ventura almoçava na varanda de casa com os pais e três irmãos quando o barranco no quintal de casa desmoronou. Ele foi prensado contra a parede e não conseguiu escapar.

Chovia na cidade desde o fim de semana e o deslizamento ocorreu duas horas depois da estiagem. O corpo foi velado e sepultado no Cemitério Municipal de Nova Belém. “Essa fatalidade chocou a todos nós da cidade. Uma criança inocente morrer dessa forma”, disse o produtor rural Jairo Costa, de 43 anos, que mora numa casa ao lado do local da tragédia.

Segundo ele, o barranco que cedeu ameaçava desmoronar, mas mesmo assim a família resistiu em mudar de casa. “Eles construíram essa casa há pouco tempo. Para erguê-la, tiveram de cortar o barranco, só que a inclinação não foi a correta”, disse Costa.

Na Polícia Militar, a informação é de que a família já havia sido orientada sobre os riscos de desabamento. Na cidade, cerca de 30% das casas estão em áreas consideradas de risco. Apenas uma família está morando em abrigo cedido pela prefeitura.

Em Rio Piracicaba, na Região Central do estado, a prefeitura decretou estado de emergência depois que o rio que tem o mesmo nome da cidade transbordou e deixou 400 famílias desalojadas. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Ferreira Lima, apesar das chuvas na cidade terem dado uma trégua, as cheias do Rio Piracicaba, que em alguns pontos chegou subir três metros, se deve aos temporais que castigam a cabeceiras do rio.

Fonte Estado de Minas fotos Roberto Nascimento/Jornal Páginas

cheias_do_rio

1 COMENTÁRIO

  1. Olá não sei quem irá ler esta mensagem, mais sou Josué Gularte da Silva aqui de Vitória ES, morei nesse município ai no Rio Preto de Nova Belém e nunca vi falar em enchente tão brava quanto esta, misericordia, sou sobrinho da Marinha ex.esposa do Jurandir ela até pouco tempo trabalhava ai na escola de nova Belem alguem conhece? Hoje sou advogado e tenho muita vontade de voltar ai pois, já tenho 25 anos que mudei dai ok. Um abraço

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui