Secretaria de Ciência e Tecnologia apresenta soluções para um futuro sustentável

292
Projeção arquitetônica da Cidade das Projeção arquitetônica de Cidade das Águas, que está sendo implementada no município de Frutal, no Triângulo Mineiro

Todos os debates realizados na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 trata da busca por soluções concretas aos problemas ambientais. Como resposta a essa necessidade, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) apresenta, no estande do Governo de Minas, o Polo de Excelência em Inovação Ambiental e a Cidade das Águas UNESCO-HidroEX como iniciativas sólidas do Estado para construção de um futuro sustentável para todos.

Polo de Excelência em Inovação Ambiental

O Polo de Excelência em Inovação Ambiental é a proposta do Governo de Minas para atender o desafio de diversificação da economia mineira pela inovação ambiental. Atuando em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Inhotim, o Polo irá abrigar um Condomínio Temático que vai reunir instituições de ensino e pesquisa, empresas e organizações civis interessadas em desenvolver atividades no contexto da economia verde. O objetivo deste condomínio é permitir o desenvolvimento de soluções inovadoras orientadas para questões, desafios e oportunidades ambientais.

O Polo Ambiental irá implantar o Observatório de Águas UNESCO-Inhotim, um centro de alta tecnologia que unificará os esforços mineiros no diagnóstico e monitoramento da água e dos fenômenos relacionados aos recursos hídricos em todo o planeta, melhorando, ainda, o controle da qualidade e quantidade da água nas principais bacias hidrográficas.

Assista ao lado ao vídeo de apresentação do Polo de Excelência em Inovação Ambiental.

Cidade das Águas UNESCO-HidroEX

A Cidade das Águas é a resposta do Estado de Minas Gerais ao desafio da preservação da água. Trata-se de um complexo que reunirá instituições estaduais, federais e privadas, nacionais e internacionais, em um mesmo ambiente de convivência e interatividade, para estudar gestão, preservação e recuperação das águas superficiais e subterrâneas.

A atuação do UNESCO-HidroEX, por meio de suas atividades de pesquisas, educação e capacitação para as águas, pode dotar a comunidade de ferramentas para que tenham participação ativa na busca de soluções para os problemas globais atuais.

Outras informações sobre as iniciativas do Estado alinhadas com os temas debatidos na Rio+20 no hot site do Governo de Minas sobre o assunto.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui