Militares Ambientais apreendem barco e apetrechos de pesca de uso proibido.

188

materiais de pesca apreendidos na lagoa

EMENTA:  MILITARES AMBIENTAIS APREENDEM UM BARCO E APETRECHOS DE PESCA DE USO PROIBIDO NO FINAL DO PERÍODO DA PIRACEMA.

Na data de 27/02/2015, a equipe de militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental ‘’Sargento Agenor de Almeida Costa’’, localizado no Parque Estadual do Rio Doce, composta pelo Sgt Barbosa, Cb Ronaldo e Sd Christian, durante uma incursão às margens da lagoa conhecida como ‘’ Manoel Antonio’’, local que é alvo de diversas denuncias de crimes ambientais, avistou um cidadão embarcado que armava diversos apetrechos de pesca de uso proibido como redes, jequi e João bobos, o que configura crime ambiental, conforme a lei 9.605/98.

No local, além de vários apetrechos de pesca que estavam sendo usados no cometimento do crime, deparam com um barco contendo oitenta “joão bobos ou boínhas’’ e alguns peixes de espécimes nativas, como traira e lambari, contrariando a portaria do IEF 155/11 da Piracema.

Os peixes, por ainda estarem vivos, foram devidamente reintroduzidos ao seu habitat natural.

Foi observado indícios de que o autor havia deixado o local as presas, possivelmente para fugir da abordagem policial.

Foram encontrados, ainda armados no leito d’água, duas redes de pesca que mediram 20m², um  jequi e mais vinte e quatro ‘’joão bobos ou boinhas’’.

Foi realizado um intenso rastreamento, contudo, não foi localizado o autor da infração. No total foram apreendidos e encaminhados a DePol de Bom Jesus do Galho, cento e quatro joão bobos;  um jequi, um barco de alumínio; duas redes de pesca; três molinetes;  uma samburá; quatro caniços de bambu; um remo e uma caixa de apetrechos de pesca contendo varias iscas artificiais, anzóis, novelos de linha para pesca e bóias.

Em data anterior, outra equipe composta pelo Sgt Batista, Sgt Iris e Sd Lúcio, durante as vistorias às margens do Ribeirão do Boi, zona rural de Bom Jesus do Galho, encontrou uma bolsa vermelha, escondida entre um rochedo, contendo quartoze redes de emalhar que mediram 95 m².

As redes foram apreendidas e encaminhadas ao núcleo do IEF do Parque Estadual do Rio Doce.

JOSÉ MARIA DOS SANTOS, 1º TEN PM.

COMANDANTE DO 3º PELOTÃO MAMB/PERD                                                    redes, ribeirão do boi

 

 

 

 

 

 

 

rede sendo retirada do curso d'água

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui