Ministério de Minas e Energia confirma 18 estados afetados pelo blecaute

240

Rio de Janeiro – O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou nota confirmando que o blecaute no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou 18 estados da federação e que teve início exatamente às 22h13 de ontem (10).

Segundo a nota, o problema teve origem na transmissão da energia vinda da usina hidrelétrica de Itaipu. “As panes ocorreram no sistema que liga a cidade de Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo, e em uma subestação que liga a Subestação de Itaberá a Subestação de Tijuco Preto, em São Paulo”, diz o comunicado.

A energia foi totalmente restabelecida uma hora depois do começo do blecaute. As exceções foram os estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, onde a energia só foi restabelecida no início da madrugada.

Segundo a nota, não se verificou, até o momento, danificação de equipamentos. O comunicado afirma, porém, que “houve uma condição meteorológica adversa, com ventos e chuvas de grande intensidade concentrados na região que recebe os circuitos de transmissão da energia da usina de Itaipu e distribui essa energia para outras regiões”.

O apagão provocou a interrupção na transmissão de 28.800 Megawatts de energia no Brasil e de 980 Megawatts no Paraguai. Segundo relatório da ONS, o desligamento ocorreu no sistema de transmissão entre Foz de Iguaçu (PR) e Tijuco Preto (SP), provocando um efeito cascata nos sistemas de transmissão e substransmissão de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Angra I e II

O relatório informa ainda que as usinas nucleares de Angra I e Angra II, no Rio de Janeiro, também foram desligadas na mesma sequencia de interrupções de energia que ocorreram em grande parte do país. “Angra II desligou automaticamente às 22h13 devido à perturbação geral no SIN [Sistema Interligado Nacional], conforme item ‘Ocorrência na rede de Operação’, permanecendo desligada. A UG [Unidade de Gerador] tem previsão de sincronismo para 17h do dia 11/11/09”, destaca a nota.

O mesmo informativo diz que Angra I também desligou automaticamente na noite de terça-feira. A usina, porém, permanece desligada e não tem previsão para voltar a operar.

 Fonte: Agência Brasil e TV Globo

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui