Municípios atingidos pela seca recebem apoio prioritário do Governo de Minas

228

A decisão do Governo de Minas em antecipar a apresentação das ações previstas no Plano de Seca 2012 foi bem recebida por prefeitos e lideranças do Norte de Minas. O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Valmir Morais de Sá, disse que, “ao contrário de outras épocas em que a região enfrentou sérios problemas causados pela seca, pela primeira vez a região está sendo tratada com respeito e consideração por parte do Governo do Estado”.

“A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Cedec, em mobilizar os prefeitos para se unirem em torno do Governo e buscar soluções para os problemas causados pela estiagem se constitui num fator altamente positivo, pois mostra que o governador, Antonio Anastasia e a Defesa Civil estão atentos às necessidades da região”, completou Valmir.

Os deputados Arlen Santiago e Luiz Henrique destacaram que “o problema da seca se constitui num desafio que tem sido enfrentado pelo Governo do Estado”, por meio de uma série de investimentos que visam dotar a região de infraestrutura capaz de possibilitar a convivência da população com os períodos de estiagem. “A atenção especial que o governador Antonio Anastasia tem dado no sentido de direcionar investimentos públicos e atração de novas empresas para o Norte de Minas, se constitui num fator importante para possibilitar a diversificação da economia regional aliado à geração de emprego e renda para a população”, declarou Santiago.

O prefeito de Rio Pardo de Minas, Antônio Pinheiro, reforçou que os municípios, por meio da Amams e da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (Amesf), precisam unir esforços para, em parceria com os governos estadual e federal, viabilizarem a elaboração de projetos para construção de novas barragens na região do semiárido.

Outra liderança que também comemorou as ações do Governo do Estado no Norte de Minas foi o prefeito do município de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá. Segundo ele, através do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), muitos problemas de abastecimento nas comunidades rurais têm sido solucionados com a instalação de sistemas simplificados de água, o que tem evitado o agravamento dos problemas causados por longos períodos de seca.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui