Nelson Jobim reafirma que escolha dos caças da FAB sai neste ano

244

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje (25) que a decisão sobre o tipo de caças que serão comprados pela Força Aérea Brasileira (FAB) deve sair ainda neste ano, apesar do processo de escolha ter sido paralisado temporariamente por causa dos desastres naturais que ocorreram em algumas regiões do país.

Jobim disse que o processo de escolha não recomeçará do zero e negou que caças russos Sukhoi entrarão na disputa de novo. Segundo o ministro, o governo brasileiro deverá escolher apenas entre os três caças classificados para a etapa final do processo: o francês Rafale, o sueco Gripen e o americano F-18.

“Os russos foram desclassificados lá atrás, no início do processo. Há toda uma balbúrdia, que está sendo criada, fruto do lobby das empresas que não são concorrentes, mas que estão tentando entrar no processo”, disse Jobim.

Ele explicou que a escolha foi apenas temporariamente adiada por causa das fortes chuvas que atingiram as regiões Sudeste e Sul do país. “Agora não é a hora de decidir. Estamos numa situação de emergências, chuvas e desastres. Agora não é hora de tomar esse tipo de decisão.”

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui