Nova Friburgo vai começar a pagar aluguel social a desabrigados pelas chuvas na próxima semana

218

A prefeitura de Nova Friburgo vai começar a pagar, na semana que vem, o aluguel social para os desabrigados e desalojados pelas fortes chuvas que caíram na região serrana fluminense em janeiro. Ao todo, 2.081 famílias foram cadastradas para receber o benefício de R$ 500 por mês. As primeiras 236 famílias, que já são cadastradas no Programa Bolsa Família, receberão a primeira parcela do aluguel social no próximo dia 17. As demais receberão posteriormente em data ainda não fixada.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social de Nova Friburgo, Carlos Antônio Maduro, a prefeitura vai ajudar às famílias a procurar imóveis para alugar e presenteará mil delas com conjuntos de mobília. “A ideia é que, em 40 dias, tenhamos um mínimo de pessoas alojadas em abrigos públicos”, disse o secretário.

Aproximadamente 940 famílias estão em abrigos públicos de Nova Friburgo. Mais 1,1 mil estão alojadas em casas de amigos e parentes. Segundo Maduro, não há imóveis disponíveis em quantidade suficiente para alugar na cidade. Por isso, a prefeitura está incentivando os desabrigados a dividir imóveis, de preferância, com familiares.

Além disso, para evitar que a especulação eleve abusivamente os preços dos aluguéis, Maduro disse que a Procuradoria Municipal está fazendo um levantamento do mercado imobiliário para comparar os preços cobrados dos desabrigados com os praticados antes das chuvas.

Outra preocupação é cadastrar famílias que ainda estejam em imóveis construídos em áreas de risco.

Quanto à determinação do Ministério Público de individualizar os abrigos, para que as famílias tenham privacidade, o secretário disse que alguns abrigos já permitem essa individualização. Para alojar famílias que estejam em abrigos que não ofereçam privacidade, a prefeitura conseguiu novas vagas individuais para 60 famílias. Trinta famílias já estão sendo transferidas para um prédio da prefeitura. Mais trinta irão para um ginásio onde estão sendo erguidas divisórias para individualizar os ambientes.

Quanto ao ritmo de desocupação das escolas públicas para o início do ano letivo, marcado para a próxima segunda-feira (21), outra determinação do Ministério Público, Maduro disse que a prefeitura está fazendo o possível para tirar os desabrigados, que ainda ocupam 20 unidades educacionais.

Vitor Abdala
Enviado Especial da Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui