Pesquisadores da Unilever discutem inovação em Minas

182

Representantes da Unilever, multinacional fabricante de produtos de higiene e limpeza, se encontraram com pesquisadores mineiros e conheceram programas de inovação e de incentivos do Governo de Minas. A reunião, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectes), foi nessa quinta-feira (12) na Cidade Administrativa e teve a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Sistema Mineiro de Inovação (Simi). Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa também participaram do encontro.

Teresa Belmar, uma das representantes da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Unilever, disse que foi a primeira vez que participou de um encontro nesses moldes envolvendo acadêmicos. “Na Inglaterra, já havia participado de encontros com formato similar, mas que envolviam, ao invés de pesquisadores de universidades, empresas startups”. Startups são empresas de pequeno porte, recém-criadas ligadas ao desenvolvimento de ideias inovadoras.

Para Teresa, “os encontros são muito bons para mudar a mentalidade dos pesquisadores brasileiros, fazer com que eles pensem em como inovar e comercializar suas tecnologias”, concluiu.

Metodologia mineira ganha elogios

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, que também participou do reunião, saiu otimista quanto às possibilidades de parcerias com a multinacional. A reitora ainda elogiou a metodologia dos Encontros de Inovação adotada pelo Governo do Estado. “Esse tipo de evento promove o link direto entre o pesquisador e as empresas, essencial para a disseminação do trabalho do acadêmico tanto na complementação de uma pesquisa desenvolvida quanto na transferência de uma tecnologia que está praticamente pronta”.

A Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, com operação em mais de 100 países. No Brasil, já são 80 anos de atuação, com 12 fábricas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Pernambuco.

 

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui