PIX permite que redes varejistas implementem o crediário no e-commerce

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Novo meio de pagamento criado pelo Banco Central pode finalmente facilitar a vida de consumidores que não dispõem de cartão de crédito e desejam parcelar compras no ambiente digital

Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário: “Solução do BC também será muito benéfica para o controle da inadimplência, já que as marcas poderão cobrar eventuais atrasos dos clientes e conseguir o acerto via PIX”

Todas as pessoas que possuem vínculo com alguma instituição financeira já se depararam com propagandas sobre o PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), que será lançado oficialmente no dia 16 de novembro. A solução permitirá a transferência de dinheiro e a realização de pagamentos para pessoas físicas e empresas em até dez segundos, 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados. Por conta dessa maior facilidade, a novidade também deve alterar a dinâmica do varejo nacional, com lojas podendo incluir a possibilidade dos clientes comprarem via crediário no próprio e-commerce.

De acordo com Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, empresa que conta com um sistema de gestão on-line voltado ao crediário de redes varejistas, o PIX deve finalmente facilitar a vida de consumidores que ainda não dispõem de cartão de crédito e desejam parcelar compras no e-commerce, via crediário. “Nos últimos anos, algumas marcas já vinham sinalizando a intenção de implementar essa possibilidade no ambiente digital. Hoje, geralmente as compras só podem ser feitas por cartão de crédito ou boleto bancário. Certamente, o PIX é o empurrão que faltava para que o crediário também possa ser disponibilizado aos clientes em suas compras nas lojas virtuais”, avalia.

O executivo explica ainda que a ação é essencial para a sustentabilidade das redes no futuro, uma vez que o PIX tende a diminuir a frequência dos clientes na loja, já que os pagamentos do crediário poderão ser efetuados a distância pelo smartphone. “Por isso, para manter e até mesmo aumentar o número de vendas na modalidade será essencial que as marcas incluam o crediário digital em seus modelos de negócios”, explica.

Schneider esclarece ainda que o PIX também será uma ótima ferramenta para as redes varejistas avançarem o plano de fidelização junto aos consumidores que tendem continuar preferindo ir até a loja física. “Para atrair essa clientela, os lojistas devem investir mais do que nunca em ideias criativas, levando a loja para dentro das suas casas. Algumas ações promocionais, por meio de mensagem no celular, como a concessão de brinde no ato do pagamento da parcela ou cupons de desconto com validade de 30 dias podem ser interessantes para incentivar o público a comparecer na loja”, relata. 

Ainda segundo o CEO do Meu Crediário, a chegada da solução do BC também será muito benéfica para o controle da inadimplência. Em sua visão, as redes varejistas terão muito mais tranquilidade para fazer a cobrança de eventuais atrasos, já que o consumidor terá a opção de realizar o pagamento a qualquer momento, sem a necessidade de ir à loja. “Com isso, o velho chavão “passo amanhã para acertar” feito por uma parcela dos clientes deve diminuir de forma considerável”, conclui.

Crediário digital independente do PIX

Em paralelo ao PIX, o Meu Crediário também prepara o lançamento de sua primeira versão de crediário digital para lojas de calçados e moda. A solução, prevista para ser disponibilizada ao mercado no 1º semestre de 2021, vai permitir que o cliente faça o cadastro pelo site da marca (e-commerce) e já saiba em poucos segundos o limite de crédito liberado no crediário. “Nesse caso, a rede não vai precisar fazer análise de crédito de maneira manual. A demanda de análises será feita automaticamente pela nossa plataforma. A loja irá configurar que tipo de risco deseja correr e, caso o cliente esteja dentro destes requisitos, a venda será aprovada”, conclui Jeison Schneider.

Sobre o Meu Crediário

Lançado em 2016, o Meu Crediário oferece uma solução completa para a concessão de crédito em lojas de diversos segmentos varejistas como calçados, vestuários, óticas, etc. Para isso, a empresa dispõe de um poderoso sistema de análise de crédito, que conta também com a automatização de cobranças e a negativação de devedores. O objetivo é facilitar a gestão, reduzir o risco e aumentar a rentabilidade dos lojistas no crediário próprio. Mais informações em http://meucrediario.com.br.

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