
Na última reunião com o Grupo de Comerciantes no dia 18/05, a prefeita Cici Magalhães, prometeu criar uma Comissão Mista entre Representantes do Comércio e do Poder Público Municipal para a elaboração e aprovação de um plano, “Plano Manhuaçu Consciente”, limitado ao Município, seguindo as Deliberações do Comitê Extraordinário Estadual COVID-19 e critérios técnicos.
Devido aos enormes prejuízos financeiros que as empresas estão tendo em razão da paralisação das atividades, o Grupo de Comerciantes antecipou-se e apresentou na Câmara e na Prefeitura Municipal uma proposta.
A proposta de um “Programa Municipal de Funcionamento do Comércio de Manhuaçu, durante a pandemia do novo Coronavírus” foi analisada e recebeu o apoio da Câmara Municipal de Manhuaçu.
A Prefeita Cici Magalhães, até o momento não se manifestou. Havia prometido criar a Comissão Mista e ainda não criou.
Segundo os comerciantes “essa decisão já poderia ter sido tomada pela Prefeita, e assim evitar todo esse transtorno. O comércio, para manter os empregos, a renda dos cidadãos e pagar seus impostos, precisa que a Prefeita Cici Magalhães adote medidas que permitam a volta das atividades econômicas”.
Com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), o Município tem autonomia para regulamentar as medidas de isolamento e pode reabrir o comércio local.
O Grupo de Comerciantes aguarda o posicionamento da Prefeita sobre as promessas e já está estudando medidas para a solução do impasse, inclusive os atos cometidos pelo Poder Executivo Municipal durante a pandemia, concedendo benefícios a alguns setores em detrimentos a outros, desobedecendo às Deliberações do Comitê Extraordinário Estadual COVID-19.