Seds lança edital para construção do Centro Integrado de Comando e Controle

247

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) lançou, na sexta-feira (20), o edital para a construção do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a principal aposta para a garantia da segurança em grandes eventos, como por exemplo, a Copa do Mundo de 2014. A estrutura reunirá, em um mesmo espaço, as Polícias Civil, Militar e Federal, oCorpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a Defesa Civil e agentes da Prefeitura Municipal. O objetivo é filtrar e notificar as ocorrências, permitindo que sejam tomadas decisões ágeis, rápidas e inteligentes em situações de emergência, otimizando recursos e ações.

Com uma área total de mais de 10.000 m², o CICC será uma construção de 4 pavimentos mais cobertura, com 139 vagas para carros, auditório para 96 expectadores, 112 posições de teleatendimento, heliponto e uma sala de gerenciamento de crises com um telão de 90 m². “O Centro Integrado de Comando e Controle é uma nova lógica de funcionamento da segurança pública, onde todas as forças se integram e se tornam capazes de enfrentar as mais graves crises”, afirmou o secretário adjunto de Defesa Social, Denilson Feitoza.

O valor estimado para a licitação é de R$52 milhões. As empresas concorrentes deverão enviar suas propostas até o dia 22 de agosto e será classificada em primeiro lugar aquela que apresentar o menor preço total. A previsão é que as obras sejam concluídas em janeiro de 2014.

No Centro Integrado de Comando e Controle serão incorporados sistemas de videomonitoramento e serviços de teleatendimento da Polícia Militar, SAMU, Polícia Civil e Defesa Civil. Do local será possível monitorar áreas estratégicas como aeroportos, o estádio Mineirão, hotéis oficiais, funfests, áreas de concentração de torcedores e turistas, entre outros. Ao monitorar essas áreas, o governo conseguirá centralizar ações, identificando problemas e propondo resoluções imediatas. O CICC em Minas Gerais estará ligado ao Centro de Comando e Controle Federal.

Sala de Situação

Minas Gerais irá inaugurar, ainda este ano, uma Sala de Situação e Gerenciamento de Crises, que servirá como teste para o trabalho do CICC já na Copa das Confederações em 2013. A estrutura de mais de 900 m² está sendo construída no 9º andar do Prédio Minas, na Cidade Administrativa, e terá capacidade para mais de 120 pessoas, das quais quase 40 atuarão na inteligência. Para a construção será demandado investimento de R$ 1,7 milhão do Governo de Minas.

A Sala de Situação contará com representantes de todas as instituições de Defesa Social municipais, estaduais e federais. No local haverá convergência de dados, imagens e informações. As ocorrências ordinárias continuam concentradas no Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD), mas aquelas referentes a áreas especiais de monitoramento, como o entorno dos estádios, serão monitoradas pela sala de situação.

 

Agencia Minas.

Postado por : Adriano Dias.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui