Senador do Psol vai recorrer de veto a ações contra Sarney

267
Sarney recebe estudo da Fundação Getulio Vargas sobre a reforma administrativa do Senado
Sarney recebe estudo da Fundação Getulio Vargas sobre a reforma administrativa do Senado

Sarney recebe estudo da Fundação Getulio Vargas sobre a reforma administrativa do Senado
O senador José Nery (Psol-PA) vai recorrer no fim da tarde desta quinta-feira ao Plenário do Senado do arquivamento de processos contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética. Nery afirma já ter colhido dez assinaturas, mas explica que, ao longo do dia, tentará outras.
Embora a base aliada já tenha argumentado que, após arquivamento de recurso no Conselho não cabe mais nenhum outro procedimento, segundo as regras do colegiado, Nery e outros senadores da oposição explicam que o regimento interno da Casa estabelece que, para todas as comissões, pode se apresentar recurso ao Plenário.
“A todas as comissões cabem recursos (ao Plenário). Por que ao conselho, que é uma comissão, não caberia? A resolução do conselho não pode ser maior que o regimento interno”, disse.
Junto a Nery assinam o recurso os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) Renato Casagrande (PSB-ES), Cristovam Buarque (PDT-DF), Marina Silva (sem partido-AC), Pedro Simon (PMDB-RS), Demóstenes Torres (DEM-GO) , Jefferson Praia (PDT-AM), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Flavio Arns (PT-PR).
Na quarta-feira, os senadores do Conselho de Ética engavetaram todos os recursos contra o arquivamento das representações que pediam a investigação de Sarney. O PSDB e o Psol haviam ajuizado, ao todo, cinco representações contra o peemedebista. Outras seis denúncias foram protocoladas pelos senadores Arthur Virgílio e Cristovam Buarque (PDT-DF).
Desde que assumiu o comando do Senado, José Sarney é acusado de cometer uma série de irregularidades, que incluem responsabilidade na edição dos chamados atos secretos, desvio de recursos de um patrocínio feito pela Petrobras à fundação que leva seu nome, além da prática de tráfico de influência em favor do namorado de uma neta sua.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui