Sistema Fecomércio Minas participa de atividades da Rio+20

178

Vinte anos após a Rio 92, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável volta ao Rio de Janeiro. Com o nome de Rio+20, o fórum reunirá no Riocentro, entre 13 e 22 de junho, chefes de Estado e organizações de todo o planeta, para discutir a economia verde e a estrutura necessária ao crescimento futuro das nações com o mínimo de danos à natureza. O Sistema Fecomércio Minas estará presente no evento do Comitê Preparatório (PrepCom) como integrante dos “major groups” (grupos principais), que agrupam entidades civis comprometidas com o desenvolvimento social.

A participação do Sistema Fecomércio Minas, Sesc e Senac, juntamente com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), destaca os principais projetos realizados e reafirma posições em relação à importância de temas como trabalho decente e erradicação da pobreza. O objetivo é simples: renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Além disso, uma das maiores preocupações do comércio e que será debatida na conferência reside na solução a ser dada aos resíduos sólidos, tema conhecido como “logística-reversa”, objeto de debate constante no Grupo de Trabalho Técnico sobre o Meio Ambiente (GTT-MA) da CNC. O diretor do Senac JF, André Luiz Carvalho, está presente no evento como representante da Zona da Mata na delegação.

A gerente sindical da Fecomércio Minas, Tacianny Mayara Silva Machado, agregará ao evento Rio+20, juntamente com o presidente do Sistema, Lázaro Luiz Gonzaga, divulgando o trabalho do Grupo GTT-MA da CNC. “A proposta é apresentar os trabalhos que estão sendo realizados visando à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos pelas cadeias produtivas elencadas na legislação”, ressalta a gerente. Para isso, a profissional ministrará uma palestra sobre as discussões envolvendo o descarte de medicamentos apresentando um panorama do assunto, explicando os avanços e outros tópicos que estão sendo discutidos em nível nacional com a Anvisa.

Para o assessor de Projetos Especiais do Senac Minas, Hegler Guimarães, a experiência trará subsídio às instituições para aplicar novas iniciativas sustentáveis. “É uma oportunidade única neste século, por meio da qual as entidades poderão dar um passo gigante à frente de qualquer política”, afirma Hegler Guimarães. A iniciativa da participação foi apresentada à Organização das Nações Unidas (ONU) no fim de 2011 e aprovada em função do trabalho educativo e socioeconômico desenvolvido pelas entidades.

A participação na Rio+20 está alinhada com as políticas de integração, internacionalização e interiorização defendidas pelo Sistema Fecomércio, segundo Hegler Guimarães. “As três entidades estarão representadas em um importante evento internacional, no qual as diretrizes observadas serão disseminadas para todas as unidades de Minas, conforme o direcionamento do presidente Lázaro Luiz Gonzaga. É importante partilharmos essa visão a nossos colegas de sindicatos, filiados ao Sesc e alunos do Senac, porque são eles que vão efetivamente levar a mensagem adiante”, afirma o assessor do Senac Minas.

Na fase inicial da conferência, entre 16 e 19 de junho, gestores da Fecomércio Minas, Sesc e Senac poderão assistir a mais de 500 palestras, debates e painéis sobre desenvolvimento sustentável, visando à futura aplicação nas ações das entidades. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, no qual chefes de Estado e Governo dos países-membros das Nações Unidas determinarão ações globais sobre os temas debatidos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui