Chávez comemora 12 anos no poder

269

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de 56 anos, comemora hoje (2) 12 anos no poder e prepara-se para mais um mandato – de seis anos. Em comemoração, Chávez convocou “revolucionários” de 70 países para que participem de uma jornada de solidariedade internacional em favor da Revolução Bolivariana e do projeto de instaurar na Venezuela um regime de “socialismo do século 21”.

O deputado Rodrigo Cabezas, do Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv) – o de Chávez – disse que intelectuais, poetas, cientistas, militares revolucionários participarão das celebrações em 70 países. A partir deste ano, Chávez enfrenta uma oposição coesa na Venezuela.

Em 2 de fevereiro de 1999, Chávez assumiu o poder em meio a uma crise envolvendo dois dos principais partidos políticos – Ação Democrática e Copei – e depois de a Assembleia Nacional aprovar uma nova Constituição, posteriormente revista pelo presidente. Na revisão, Chávez aprovou alterações autorizando a reeleição.

Em abril de abril de 2002, o presidente foi retirado do poder por um grupo de militares e civis, mas conseguiu retornar ao cargo. No fim deste ano, ele enfrentou uma greve geral que paralisou o país durante dois meses. Em 2006, foi reeleito para um mandato de seis anos.

Com reformas contestadas pela oposição, teve de lidar nos últimos meses com o descontentamento popular pela falta de segurança no país, com uma crise econômica que levou à desvalorização da moeda nacional e com um déficit de habitação que se agravou pelas chuvas torrenciais que afetaram mais de 100 mil pessoas no fim de 2010.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui