Chávez, Raúl Castro e Santos se reúnem em Cuba para conversas

224

Os presidentes Raúl Castro (Cuba), Hugo Chávez (Venezuela) e Juan Manuel Santos (Colômbia) se reúnem amanhã (7) em Havana, capital cubana. Eles discutirão temas relacionados à próxima Cúpula das Américas, que será no mês que vem, em Cartagena, na Colômbia. Inicialmente, a presidenta Dilma Rousseff confirmou presença. As informações são da Presidência da República da Colômbia.

Santos disse que quer conversar com Castro sobre a participação dos Estados Unidos na Cúpula das Américas. A Cuba e os Estados Unidos não têm relações políticas nem econômicas. Devido a um embargo imposto há quase meio século a Cuba, o país vive sérias restrições.

“Estamos indo para Cuba para duas finalidades: primeiro, para ter a oportunidade de falar pessoalmente, como todos os bons amigos devem conversar, com o governo cubano, com Raúl Castro, sobre o tema de Cuba na cúpula”, disse o presidente colombiano.

Santos disse que quer ampliar os acordos que permitem intensificar o comércio entre Colômbia e Venezuela. “A segunda razão para essa viagem a Cuba está no encontro com o presidente Chávez”, disse ele. “Nós tínhamos planejado uma reunião em março, que, infelizmente não pode ocorrer devido aos problemas de saúde do presidente Chávez.”

O presidente venezuelano está em Havana recuperando-se da segunda cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. Segundo ele, a recuperação tem sido positiva. Chávez se prepara para seguir no tratamento de combate ao câncer.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui