Em meio a protestos no Iraque, presidente da Câmara de Bagdá renuncia

266

O presidente do Parlamento de Bagdá (capital iraquiana), Saber Al Essawi, renunciou hoje (3) ao cargo em meio a uma série de protestos contra o governo que ocorrem no país. Os manifestantes pedem respostas das autoridades às denúncias de corrupção e sobre a má qualidade dos serviços públicos. Ainda não foi anunciado um sucessor para Al Essawi.
“Apresento a minha demissão e espero que seja escolhido um novo presidente da Câmara para concretizar a reconstrução e desenvolvimento da capital”, disse Al Essawi, em comunicado divulgado pelo seu partido – o Conselho Supremo Islâmico do Iraque.
Há cinco anos, Essawi estava no comando da instituição. No comunicado, não há referência às razões que motivaram sua renúncia. Em Bagdá, o presidente da Câmara não é eleito, mas nomeado pelo primeiro-ministro, Nuri Al Maliki.
Desde o começo de fevereiro ocorrem manifestações no Iraque. Oficialmente são divulgadas 23 mortes em Bagdá e também em outras cidades iraquianas. No mês passado, os governadores de três regiões iraquianas apresentaram as demissões, pedidas pelos manifestantes.
Ag:Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui