EUA rejeitam acordo Irã-Brasil antes de votação na ONU.

268

Os Estados Unidos rejeitaram nesta quarta-feira (9) o recente acordo nuclear negociado entre Brasil, Turquia e Irã sobre a troca de urânio enriquecido iraniano no exterior, por considerá-lo “não realista” em seus prazos e condições técnicas. Diplomatas afirmaram, além disso, que Rússia e França também expressaram preocupações com relação ao plano, poucas horas antes de o Conselho de Segurança da ONU votar em Nova York novas sanções contra o Irã.

O anúncio da rejeição americana foi feito pelo embaixador dos EUA na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Glynn Davies, durante seu discurso no plenário do Conselho de Governadores desse órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) em Viena.

O acordo em questão prevê a troca na Turquia de 1.200 kg de urânio iraniano pouco enriquecido por 120 kg combustível nuclear enriquecido a 20%, proporcionado pelos países ocidentais para um reator nuclear de pesquisa científica em Teerã.

Diplomatas afirmam que França, Rússia e EUA listaram preocupações sobre o plano mediado no mês passado por Brasil e Turquia, sugerindo que a resposta não era uma rejeição total de uma possível troca de combustível nuclear, na qual o Irã conseguiria combustível para um reator médico.

Mas as potências ocidentais afirmaram que o novo plano, que ressuscita uma oferta similar feita pela AIEA, não atende dúvidas importantes sobre o programa nuclear iraniano, que elas afirmam ter o objetivo de desenvolver armas atômicas, o que o Irã nega.

Com informações da R

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui