Forte tremor atinge Nova Zelândia e gera alerta de tsunami

224

alerta-tsunami-nova-zelandiaUm forte terremoto foi sentido em todo o território da Nova Zelândia, na Oceania, e provocou um alerta de tsunami na costa oriental da Ilha do Sul, uma das duas maiores que compõem o país.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor teve magnitude 7.8 na escala Richter, maior do que o sismo de 22 de fevereiro de 2011, de 6.3, quando morreram 185 pessoas. Há notícias de que as primeiras ondas já atingiram o litoral.

“Qualquer um que se encontre na região deve se deslocar imediatamente para o interior”, escreveu a Proteção Civil neozelandesa no Twitter. O epicentro do terremoto foi registrado a 16 km de profundidade, em uma localidade situada 91 km ao norte de Christchurch, maior cidade da Ilha do Sul.

Nova Zelândia é atingida por centenas de réplicas do tremor desse domingo

Centenas de réplicas foram sentidas hoje (14) na Nova Zelândia, após um terremoto de 7.8 graus na escala Richter ter atingido o país no último domingo (13), deixando dois mortos, alguns feridos e destruição. O tremor mais forte desta segunda foi de 6.2 graus de magnitude. A informação é da Agência Ansa.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (Usgs), o sismo teve profundidade de 10 quilômetros e epicentro a 38 quilômetros a oeste do vilarejo Kaikoura, onde uma pessoa morreu em um deslizamento, e a 118 quilômetros ao norte de Christchurch, próximo de uma fazenda onde ocorreu a segunda morte em consequência do terremoto.

Até o momento, não há informações sobre novas mortes, novos grandes danos a edifícios e outras estruturas. Também não foi emitido nenhum alarme de tsunami. O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, afirmou que apenas duas pessoas morreram com o tremor de ontem, que não acredita que o número de mortes vá subir, mas que nada pode ser descartado por enquanto.

O terremoto de ontem foi o mais forte do país desde o que foi registrado em 22 de fevereiro de 2011, de 6.3 graus de magnitude e no qual 158 pessoas morreram.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui