Iraque é tema de reunião do Conselho de Segurança da ONU

236

onu1

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) reúne-se hoje (12) para discutir a situação no Iraque. Há crescente alarme entre a comunidade internacional desencadeado pela ofensiva-relâmpago lançada por grupos jihadistas que se aproximam da capital, Bagdá.

A sessão de consultas a porta fechada vai incluir uma apresentação por vídeo do enviado especial da ONU ao Iraque, Nickolay Mladenov, de acordo com diplomatas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou, durante a madrugada de hoje, um apelo à comunidade internacional para que se una em favor do Iraque, que enfrenta uma ofensiva radical islâmica nos arredores da capital.

Ban Ki-moon “condena com veemência o recrudescimento da violência no Iraque [que deriva] de grupos terroristas, como o Estado Islâmico e o Levante (Eiil), que tomaram o controle de Mossul, Tuz, Khurmatu, Baiji e Tikrit”, indicou o seu porta-voz em comunicado.

Desde que o Eiil iniciou a ofensiva a Mossul – a segunda maior cidade do Iraque, com 2 milhões de pessoas – na segunda-feira passada (9), os rebeldes tomaram o poder em várias áreas do Norte e do Centro do país, forçando meio milhão de pessoas a abandonar suas casas.

A rapidez com que o Eiil e os seus aliados avançaram após a tomada de Mossul, concretizada na terça-feira, fez soar o alarme nas capitais ocidentais.

De acordo com as Nações Unidas, há mais de 2.500 famílias deslocadas em Mossul, a maioria abrigada em escolas e mesquitas, sendo que, segundo as estimativas, cerca de 100 mil entraram em Arbil, capital da região autônoma curda no Norte do Iraque.

Agência Lusa

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui