México incinera carga apreendida de 134 toneladas de maconha

650

Autoridades mexicanas incineraram uma carga de 134 toneladas de maconha, após a maior apreensão desta droga nos últimos anos no país, feita em uma operação na cidade de Tijuana, próximo a San Diego, no estado americano Califórnia, informaram as autoridades nesta quinta (21).

Segundo o general Alfonso Duarte, comandante da II Zona Militar, a maconha apreendida renderia 4,2 bilhões de pesos (US$ 335 milhões) nas ruas do México, e duas ou três vezes este valor no mercado americano, onde os traficantes pretendiam negociar a droga.

O porta-voz do governo para assuntos de Segurança Nacional, Alejandro Poiré, revelou que as autoridades suspeitam do Cartel de Sinaloa, de Joaquín “Chapo” Guzmán, o homem mais procurado do México.

“Esta foi a maior apreensão de maconha da história do país (…) e há indícios que apontam para a organização do Pacífico”, também conhecida como Cartel de Sinaloa.

Tijuana, a cidade da apreensão gigantesca, é vizinha do estado americano da Califórnia, onde no dia 2 de novembro será votada em referendo uma proposta para legalizar o cultivo, transporte e venda de maconha.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui