Mineiros no Chile recuperam peça que se desprendeu durante resgate

276

Os 33 mineiros soterrados há 48 dias na Mina de São José. na zona de Copiapó, a 800 quilômetros de Santiago, no Chile, conseguiram recuperar uma peça da máquina perfuradora T-130 que havia se desprendido e caído exatamente no local onde estão os refugiados. Não houve feridos, mas o incidente atrasou por mais de oito horas as operações de resgate. A expectativa é que as vítimas sejam resgatadas na primeira semana de novembro, segundo as autoridades.

As informações são da rede estatal de televisão, a TVN.  O governo do Chile colocou em ação três planos que se referem a diferentes máquinas perfuradoras para o resgate dos trabalhadores. Há, inclusive, uma sonda de perfuração geotérmica RIG 421 usada em atividades petrolíferas.

Preliminarmente foram acionadas as Strata 950 e T-130, em diferentes potências. Segundo as autoridades, as perfurações avançam cerca de 23 metros por dia. A máquina petrolífera tem 45 metros de altura e é considerada mais rápida do que as outras duas em funcionamento.

As autoridades chilenas divulgaram anteontem (21) à noite imagens do trabalho conjunto de resgate, que conta com o apoio das vítimas. Os mineiros ajudam na remoção dos escombros. Nas imagens aparecem alguns trabalhadores, vestidos com camisas vermelhas, trabalhando nas operações.

O alerta dos especialistas é para evitar que as escavações provoquem novos desabamentos, pois a área é acidentada e os mineiros estão soterrados a 700 metros de profundidade. Uma plataforma, nas dimensões das usadas em explorações petrolíferas, foi instalada no local para ampliar as operações de resgate.

Fonte Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui