Reeleição de Obama repercute em jornais do mundo inteiro

218

Jornais do mundo inteiro destacaram em suas edições desta quarta-feira (7) a reeleição de Barack Obama nos EUA . O atual presidente americano derrotou o republicano Mitt Romney , conquistando os 270 delegados necessários para vencer o Colégio Eleitoral por volta das 3h, no horário de Brasília.

Direto de Chicago: Reeleito presidente dos EUA, Obama diz que ‘o melhor está por vir’

Os dois candidatos travaram uma batalha acirrada por nove swing states (Estados pêndulo), que eram cruciais pelo fato de as pesquisas de intenção de voto indicarem que não tinham um resultado definido. Indireta, a eleição americana não é decidida pela votação popular nacional, mas por disputas Estado a Estado e seus respectivos votos no Colégio Eleitoral .

Mapa eleitoral:  Veja como votou cada Estado na eleição dos EUA

Algumas publicações asiáticas, europeias e latino-americanas deram grande destaque à eleição americana, mas não sabiam seu resultado até o fechamento de suas edições, como o caso do espanhol El País e do italiano Corriere della Sera .

Nos EUA, o diário The New York Times , com a manchete A noite de Obama , afirma que ele foi reeleito “superando poderosos ventos econômicos contrários, uma resistência coordenada à sua agenda pelos republicanos no Congresso e uma onda sem precedentes de propaganda em uma nação dividida que votou para dar a ele mais tempo”.

Direto dos EUA:  Obama teve forte apoio de minorias e mulheres para reeleição

O The Washington Post , por sua vez, diz que Obama derrotou o republicano Mitt Romney “ao recompor a coalizão política que o levou à vitória há quatro anos e ao se reconstruir de um esperançoso unificador a um determinado combatente pelos interesses da classe média”.

O diário econômico The Wall Street Journal observa que o presidente enfrentará um Congresso dividido , com os republicanos no controle da Câmara e os democratas no controle do Senado. Para o jornal, o resultado frustrou as esperanças dos republicanos de conquistar todas as instâncias de poder e deixou o partido em uma “nuvem de melancolia”.

O Los Angeles Times comenta que Obama superou “uma recuperação econômica lenta e um enorme massacre de propaganda para ganhar um segundo mandato na terça à noite, estabelecendo uma coalizão de mulheres, minorias e jovens que reflete a face política em transformação da América”.

Leia também: Romney deseja sorte a Obama em ‘momento de grande desafio’

O conservador The Miami Herald faz comentário parecido, afirmando que Obama “se manteve com a coalizão que o levou à vitória em 2008: mulheres, latinos, afro-americanos e jovens “. O jornal acrescenta ainda que Romney, “que tentava se tornar o primeiro mórmon eleito presidente, foi capaz de vencer em apenas dois Estados nos quais Obama venceu na eleição anterior, Indiana e Carolina do Norte”.

Europa

Na Europa, grande parte dos jornais foi às rotativas antes da definição do resultado da eleição. No site do britânico The Times,  o jornal informava: “Reeleito por uma margem mais ampla que sua própria equipe ousou esperar, o presidente Obama prometeu nesta manhã reduzir a crescente divisão política que ameaçou descarrilar seu primeiro mandato na Casa Branca”.

O diário The Guardian , com a manchete impressa “O veredicto da América sobre Obama”, afirmava em seu site que Obama “prometeu ao povo americano que ‘o melhor ainda está por vir’ ao aceitar seu segundo mandato na Casa Branca após derrotar com facilidade seu rival republicano, Mitt Romney”.

Efeito latino: Demografia impõe desafios à estratégia de Obama e Romney

O jornal econômico Financial Times afirma, em sua versão online, que Obama “garantiu mais quatro anos na Casa Branca, superando um desafio forte de Mitt Romney após uma das mais ásperas e caras corridas à Presidência americana”.

Veja as imagens de alguns jornais:

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui