Trump critica relações econômicas dos EUA com Brasil

301

Presidente classificou a relação como “injusta”

O presidente norte-americano, Donald Trump, criticou as relações comerciais dos Estados Unidos com o Brasil. As críticas foram feitas durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca. Trump aproveitou o anúncio do acordo comercial de seu país com Canadá e México para dizer que o Brasil é injusto com as companhias norte-americanas.

Após uma pergunta sobre as relações comerciais com a Índia, Trump criticou as altas tarifas impostas aos produtos norte-americanos, e destacou um perfil protecionista por parte do país asiático. O presidente completou o argumento citando o Brasil como exemplo de país que cobra tarifas demais das empresas americanas. Ele também questionou o fato de nenhum outro líder dos Estados Unidos ter questionado as taxas brasileiras.

Sobre o novo acordo, o presidente afirmou que a interação entre Estados Unidos, Canadá e México será vantajosa para todos, negando ser uma nova Nafta, acordo implantado em 1994.
Em maio, os Estados Unidos anunciaram uma sobretaxa para a exportação de aço e alumínio do Brasil.

O comentário de Trump é feito em um contexto de guerra comercial. Os EUA estão em uma disputa com a China. Os dois países vêm, nos últimos meses, anunciando a criação e implementação de taxas sobre diversos produtos, dificultando o comércio entre eles.

As duas nações são os principais destinos dos produtos brasileiros exportados. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio e Exterior e Serviços, só no ano passado o Brasil exportou mais de US$ 26 bilhões aos Estados Unidos. Para a China a cifra ultrapassa os US$ 50 bilhões.

Reportagem, Raphael Costa

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui