Ucrânia demite 6 vice-ministros da Defesa enquanto intensos combates continuam no leste

166

POR  ILIA NOVIKOV

KYIV, Ucrânia (AP) – Seis vice-ministros da Defesa ucranianos foram demitidos na segunda-feira após a demissão, há duas semanas, do ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, em um escândalo de corrupção, disseram autoridades, enquanto os combates intensos continuavam no leste .

A Rússia alegou ter atingido importantes instalações ucranianas em ataques aéreos durante a noite, atingindo depósitos de mísseis Storm Shadow e munições de urânio empobrecido, juntamente com centros de inteligência electrónica e instalações de treino para batedores militares ucranianos.

Os vice-ministros da Defesa demitidos incluíram Hanna Maliar, Vitalii Deyneha e Denys Sharapov, bem como o secretário de estado do Ministério da Defesa, Kostiantyn Vashchenko, foram demitidos, de acordo com o relato do Telegram de Taras Melnychuk, representante permanente do Gabinete de Ministros.

Melnychuk não forneceu nenhuma explicação sobre as demissões, mas o governo tem investigado acusações de corrupção nas forças armadas relacionadas à compra de equipamentos. Rustem Umerov, um legislador tártaro da Crimeia que assumiu o cargo de ministro da Defesa, não emitiu uma declaração imediatamente.

Reznikov foi destituído no início deste mês após um escândalo envolvendo a aquisição de jaquetas militares pelo Ministério da Defesa por um custo três vezes maior. Reznikov negou as acusações, mas renunciou.

A remodelação do departamento ocorreu um dia depois de os militares ucranianos terem afirmado que capturaram a aldeia de Klishchiivka das tropas russas, após meses de batalhas ferozes. Os combates continuaram na segunda-feira, enquanto as tropas tentavam controlar a vila ao sul da cidade de Bakhmut, controlada pela Rússia, na região oriental de Donetsk.

A sua recaptura seguiu-se à retomada da aldeia vizinha de Andriivka .

“O inimigo está tentando com todas as suas forças recuperar as posições perdidas”, disse Maliar em um briefing na segunda-feira, antes de ser demitida. “Portanto, nossos combatentes retêm os ataques do inimigo e estão entrincheirados nas fronteiras alcançadas.”

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui