Clima continua tranquilo no Morro da Mangueira

212
Rio: no sexto dia de ocupação policial, clima continua tranquilo no Morro da Mangueira

Passada quase uma semana da ocupação do Morro da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, pelas forças de segurança pública, o clima continua tranquilo na região. Homens do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), que ocuparam o morro no último domingo (19), continuam patrulhando o entorno e o interior da favela.

Os moradores continuam evitando comentários sobre a operação. Apesar de o movimento na localidade do conhecida como Buraco Quente, principal acesso à comunidade, estar bem menor, devido ao feriado prolongado, muitos crianças e jovens brincam no local.

Em frente à quadra da escola de samba de Mangueira, uma tenda da Secretaria Municipal de Saúde continua atendendo os moradores. De acordo com o representante da Secretaria de Saúde para a região central da cidade, Rodrigo Prado, a equipe é formada por dois médicos, um dentista e quatro. Além de orientar a população, os profissionais aplicam vacinas e fazem exames.

“Nós estamos colocando em dia a carteira de vacinação das crianças, fazendo aferição de pressão arterial, instruções contra doenças sexualmente transmissíveis [DST] e aids, de higiene oral e distribuição de kits e camisinhas”, disse.

Segundo Prado, mais de 2 mil pessoas já passaram pelo local. “A gente está tendo um bom número de pessoas comparecendo, já tivemos mais de 2 mil pessoas nos dias de evento. Eu sinto que a população é carente de informações, apesar de ter uma unidade de saúde próxima, esses eventos são sempre bem-vindos”, disse.

Desde que a iniciativa começou, há três dias, já foram distribuídos mais de 2 mil preservativos. Segundo o último balanço da secretaria, 177 pessoas foram vacinadas, 230 receberam orientações sobre DST e 570, sobre higiene oral. Além disso, foram feitos 298 exames de pressão e 62 de reflexologia.

 

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui