COLETIVA – Segurança faz análise da atuação das polícias durante manifestações

195

policiabhA Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil apresentou, na tarde desta quarta-feira (19.06), um balanço das ações policiais relacionadas às manifestações ocorridas em Belo Horizonte na última semana. O secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, fez questão de destacar que o objetivo da polícia é garantir que as manifestações se realizem de forma pacífica e ordeira, não se furtando da necessidade de agir em casos de vandalismo ou exposição, à violência, de manifestantes legítimos.

O secretário disse que a estratégia policial será repetida nos próximos dias e que é importante deixar claro que a polícia não pode permitir o ingresso de manifestantes em uma área de dois quilômetros do entorno do Estádio Mineirão.

Ainda durante a coletiva de imprensa, realizada ao lado da comandante do Comando de Policiamento da Capital, Cel. Cláudia Romualdo, e do chefe do 1º Departamento de Polícia Civil, Anderson Alcântara, o secretário falou da atuação da polícia na noite da última terça-feira (15), quando houve depredação do patrimônio público no Centro de Belo Horizonte. Rômulo Ferraz destacou que a polícia acompanhou o movimento durante toda a sua manifestação e agiu, com precisão, nos momentos adequados, o que levou à prisão de 12 indivíduos. Ainda sobre as prisões, a comandante de policiamento da capital, Cel. Cláudia, ressaltou que a polícia agiu no “exato momento em que era possível agir sem colocar em risco os manifestantes legítimos.”.

80% dos suspeitos têm passagem pela polícia

Entre os detidos por depredação do patrimônio público e/ou furto desde a noite da terça-feira estão nove adultos e três adolescentes. O delegado Anderson Alcântara informou que 80 % destes suspeitos presos têm antecedentes criminais e que os demais 20% estão com o perfil em análise pelas polícias.

De acordo com o chefe do 1ª Departamento de Polícia Civil, os principais crimes já  cometidos pelo detidos são furto, roubo e tráfico de drogas e que eles não representam os manifestantes legítimos. “O movimento é contra ações de vandalismos, tanto é que tivemos ajuda de pessoas nas ruas para identificar os autores das depredações”, contou o delegado.

Todos lembraram que os manifestantes que não concordarem com as ações dos vândalos poderão fazer denúncias ao 181 Disque Denúncia. Por meio deste número, as informações têm sigilo absoluto e anonimato garantido.

Força Nacional

A comandante de Policiamento da Capital, Cel. Cláudia Romualdo, confirmou a chegada na capital, ainda nesta quarta-feira, de 60 policiais da Força Nacional de Segurança para garantir a segurança da população durante a realização dos jogos. “Este reforço vem de Brasília. Na sexta-feira chegam mais 106 policiais, do Rio de Janeiro, que estarão sob a coordenação da Polícia Militar e posicionados no entorno do Mineirão, na Praça Sete e na Praça da Estação” explicou a coronel.

Ascom SEDS – PMMG

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui