Lei que exige curso superior para ingressar na PM é sancionada

333

O dia 5 de agosto, tornou-se uma data histórica para a Polícia Militar de Minas Gerais. É que a Lei Complementar 115, de 2010, que altera as normas para ingresso na Instituição, foi sancionada, no início da tarde, no Palácio Tiradentes da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, Bairro Serra Verde.

A LC institui que, partir de 2011, os candidatos que desejarem seguir carreira de Oficiais (CFO) terão que ser detentores do curso de Bacharel em Direito. Já para o curso de soldados (CTSP) será exigido o diploma do 3° ano.

Participaram da cerimônia, autoridades militares e civis, entre elas, o Comandante-Geral da PMMG, Coronel Renato Vieira de Souza; o chefe do Estado-Maior, Cel Márcio Sant´Ana; o chefe do Gabinete Militar do Governador, Cel Luís Martins; Secretário de Estado de Governo, Carlos Alberto Pavan; Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Cláudio Renato Costa; a Secretária do Planejamento, Renata Vilhena; a Secretária Extraordinária, Maria Chelli, todos os coronéis do Alto Comando e oficiais e praças de diversas unidades da PM.

IMPORTÂNCIA

“As exigências contidas na LC são atributos extremamente importantes para que a cultura organizacional da PMMG seja enriquecida por um amplo leque de profissões e visões científicas de mundo, fazendo da nossa Corporação um verdadeiro caleidoscópio de percepções a respeito do fenômeno criminal”, disse o Comandante-Geral. O Oficial acrescentou que “ao elevar esse nível de exigência, a LC que está sendo sancionada cria as condições necessárias para que a Instituição ingresse, de fato, na era do conhecimento”.

Após uma das autoridades civis enfatizar que “os métodos antigos vem sendo superados, que temos de ter homens e mulheres preparados e que estamos dando um exemplo para o Brasil, o Cel Renato acrescentou que “a qualidade dessas transições está, portanto, intimamente relacionada ao nível intelectual das pessoas que dela participam. Isto significa, para a PMMG, que a elevação do nível de formação escolar dos seus integrantes, previamente ao ingresso na Organização, pode ser um fator de facilitação do êxito da PM na compreensão do mundo e na intervenção precisa, ágil e com grande efetividade nos processos ligados aos fenômenos da violência e da criminalidade”.

Ainda durante a cerimônia, o Comandante-Geral detalhou que as inovações referem-se a duas exigências: primeira, de caráter imediato, o requisito de se possuir o título de Bacharel em Direito, que passa a ser exigido de todos os candidatos ao Quadro de Oficiais de Polícia Militar – QOPM. A segunda exigência: o diploma de ensino superior, como pressuposto para inclusão na carreira de praça. Neste caso, a LC ora sancionada estatui a regra de transição que autoriza a inclusão com o ensino médio, nos próximos cinco anos, prorrogáveis eventualmente por igual período.

15 COMENTÁRIOS

  1. E um absurdo pois muitas vezes o estudante de baixa renda sai do ensino medio,almejando a entrada no mercado de trabalho e ainda encontra esse obstaculo que por falta de renda muitas vezes torna-se impossivel de vence-lo

  2. O mundo está crescendo muito, e até então a PM estava parada no tempo. A exigência do ensino superior vem para ajudar, pois tendo essa formação é lógico que em breve o salário tbm vai melhorar. Assim teremos policiais mais satisfeitos e menos corrupção interna. Vamos estudar minha gente, deixa de preguiça, hj só não estuda quem não quer…olha as bolsas e descontos do governo, acordem.
    Abraços a todos.

    • para quem dês de criança deseja entrar em uma faculdade e fácil porem para quem ja tem uma família é muito difícil adquirir um diploma de nível superior, também existe pessoas que mesmo que a faculdade lhe desse 100% de bolsa ele ainda teria que pagar um aluguel e dependendo da cidade o aluguel e mais que um salário mínimo o que uma pessoa sem diploma ganha e ai?, atualmente esta melhor que antigamente, e fazer um curso superior para entrar na policia e ridículo, tenho que fazer um curso que eu goste e que me de um retorno financeiro, atualmente estou tentando fazer um curso superior mas ta difícil devido ao meu trabalho, e eu não posso deixar meu emprego pois como técnico tenho um salário superior a de uns engenheiro.

    • deixa-me penssar se eu tivesse o curso superior eu faria mesmo é a policia federal certos babacas acha que quem tiver direito vai querer entrar como soldadinho da pm himilhado e de salario inferrior?ate parece que isso que vai acabar com a corrupçao záz

  3. Curso superior para ser oficial da PM!!!
    Para aqueles que estão no ensino médio que tinham o senhor de entra para a PM terão de puxar mais 5 anos de faculdade que quiserem presta concurso para o CFO.
    Mais que claro o porquê dessa resolução, geralmente muitos jovens entram para PM não por gosta da profissão e sim para ter um rendimento mensal e com o pedido de curso superior na área de direito o combatente ficará preso na instituição, porém a PM mal sabendo que terá o mínimo de inscrito para o concurso.
    No meu caso, me formo em engenharia civil você acha mesmo que iria presta um concurso publico para ganhar 4 mil sendo que posso ganhar ate 9 mil mês? Nunca faria um besteira dessas, mas de qualquer forma boa sorte aos bacharelados.
    Fuja da PM entre no EB,FAB, MB….

  4. olha, eu concordo que a intençao é de melhoria, em exigir ensino superior, eu tive informaçoes de que o efetivo começaria a ser exigido no ano que vem ( 2012 ).
    se realmente for, vai prejudicar muitas pessoas, por que muitos estao com a esperança de fazer o concurso no ano que vem.
    pra mim, particularmente, se eu precisar fazer faculdade, eu farei pra outra profissao, por que fazer faculdade pra correr risco de tomar tiros na rua, pra mim nao conpensa.

    • concordo , vai chegar uma hora que o profissional que nao consegue um emprego ai ele vai para a policia,rsrsrs, o que adianta ele ter curso superior mas o curso de formação de soldado e curto deveria almentar a carga hopraria dos alunos a soldado da PM ai sim teria melhores profissionais nas ruas.

  5. Isso é um absurdo,exigirem ensino superior,ai eu pergunto e as pessoas de baixa renda, o que vão poder fazer, a Dilma fica la sentada na sua cadeira, enquanto milhares de pessoas são mortas em latrocínio e roubos,ela toma seu café toda manhã enquanto que milhares dessas pessoas nem tem se quer nada para comer.

  6. Boa noite pessoal, olha não achei isto legal ate concordo com o nível superior mais especificamente direito, no meu ponto de vista poderia ser qualquer curso superior pois não é todo mundo que tem condições de pagar o curso de direito não gente; somos lutadores mais infelizmente não estamos tendo as oportunidades que merecemos, isto é muita injustiça o que outrora era feito com 2° gral agora simplesmente pedem “DIREITO”.

    • isso e preconceito, escolaridade nao tem relação com honestidade, e sim a educação e fui criado no modo antigo que se eu Fizesse alguma coisa errada era certo eu apanhar, tambem não tenho curso superior e não sou corrupto, se fosse assim todo os politicos deveriam ter curso superior, existe pessoas de má indole com diploma, sem diploma, analfabeto, ate Phd.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui