Minas promove encontro para intensificar integração das forças de segurança

177

Policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários e socioeducativos participam nesta semana, nos dias 16, 17 e 18 de agosto, em Belo Horizonte, do Seminário de Capacitação de Multiplicadores da Diretriz Integrada de Ações e Operações de Defesa Social (Diao). Trata-se de um documento normativo, do âmbito do Sistema de Defesa Social de Minas, com a finalidade de estabelecer a padronização de metodologias de trabalho e as ações operacionais integradas entre todas as instituições que compõem o sistema.

Durante a abertura do evento, o secretário-adjunto de Defesa Social, Genilson Ribeiro Zeferino, destacou a importância do seminário para o sucesso das políticas do Sistema de Defesa Social. “Este é um momento ímpar para a integração. Não faz sentido para nenhuma das instituições aqui representadas estarem sozinhas na área de segurança pública”, ressaltou.

Estiveram presentes também a subsecretária de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Geórgia Ribeiro Rocha, e representantes da chefia da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

A palestra inaugural foi proferida pela subsecretária Geórgia Ribeiro Rocha, que abordou o Sistema de Defesa Social e o processo de integração das instituições. “Temos colhido resultados muito concretos das políticas de integração, fruto de uma sinergia positiva no combate e prevenção à criminalidade”, relatou.

O primeiro dia de seminário teve um enfoque mais panorâmico do Sistema de Defesa Social e do processo de integração, buscando sensibilizar os agentes do sistema para a necessidade de articulação e atuação conjunta. No segundo dia pretende-se conferir ao agente a capacidade de compreender a organização da Diretriz Integrada, bem como sua importância funcional e operacional. No segundo e no terceiro dias, as atividades serão voltadas para o conhecimento relacionado às naturezas típicas de todos os envolvidos com uma abordagem sistêmica de temas e novidades.

Políticas de Defesa Social

As políticas de Defesa Social têm cinco eixos estruturantes: prevenção social da criminalidade; atendimento às medidas socioeducativas; expansão, modernização e humanização do sistema prisional; gestão integrada de ações e informações; e qualidade da atuação do sistema de defesa social.

Inconfidência

Redeminas

Servas

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui