Serviço de Prevenção à Violência Doméstica completa um ano

118

Com o objetivo de apoiar as mulheres vítimas de violência doméstica e incentivar a denúncia, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (Cepam) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) se uniu à Polícia Militar de Minas Gerais no Serviço de Prevenção à Violência Doméstica. O aniversário de um ano do serviço foi comemorado nesta quarta-feira (13). Os bons resultados da iniciativa foram mostrados em um seminário.

O evento também deu início às capacitações deste ano para os policiais militares. A primeira etapa será realizada nesta quinta-feira (15) e vai qualificar cerca de 100 policiais de Belo Horizonte e do interior.

“O serviço permite que os profissionais que lidam com a mulher vítima de violência em um primeiro momento ampliem o conhecimento acerca da Lei Maria da Penha e da rede de serviços do Estado”, ressaltou a coordenadora especial de Políticas para Mulheres, Eliana Piola.

Ela destaca a importância da união para melhorar o atendimento prestado à mulher: “Essa é a integração entre os serviços do próprio Estado. Somos (a polícia, a coordenadoria e a rede de proteção) uma máquina e nenhuma engrenagem pode estar parada”.

O Serviço de Prevenção à Violência Doméstica foi implantado pelo Comando de Policiamento da capital. Eliana explica que ele possibilita ainda o monitoramento da situação de violência vivida pela mulher.

Atendimento

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres mantém o Centro Risoleta Neves de Atendimento (Cerna), que oferece serviço psicossocial, jurídico e encaminha para a Rede Estadual de Atendimento, as vítimas de violência física, sexual, psicológica, moral, patrimonial e homofóbica, em cumprimento à Lei Maria da Penha.

Mulheres vítimas de violência que tenham interesse nos serviços do Cerna podem procurar diretamente a instituição, situada na rua Pernambuco, nº 1.000, bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Informações e orientações também podem ser solicitadas por meio do e-mail cerna@social.mg.gov.br.

 

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui