Governador Anastasia vai implantar Centros Tecnológicos em Apaes

173

Governador Antonio Anastasia assina parceria para implantar

Centros Tecnológicos em Apaes

O governador Antonio Anastasia assinou, nesta quinta-feira (22/09), autorização para implantação do Centro Tecnológico de Capacitação nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Minas Gerais. Cerca de 1.000 pessoas de vários municípios do Estado estiveram no Expominas, em Belo Horizonte, para participar da solenidade de criação dos centros que vão ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Na região Leste de Minas, serão beneficiadas as Apaes das cidades de Água Boa, Bom Jesus do Galho, Caputira, Caratinga, Governador Valadares, Ipanema, Lajinha, Matipó, Peçanha, Resplendor, Santa Margarida, Vargem Alegre, Santa Maria do Suaçuí, São João Evangelista, Belo Oriente, Coronel Fabriciano e Timóteo.

“Vamos, de fato, colocar a ciência e a tecnologia a serviço daqueles que mais precisam. A causa e o movimento das pessoas com deficiência, pela sua justiça, pelo envolvimento sentimental, pela realidade que apresentam, merecem prioridade de todos os governos. É a minha obrigação firme dizer que é uma prioridade absoluta termos uma política adequada para tratar as pessoas com deficiência para dá-las mais dignidade para que se sintam prestigiadas, amadas, reconhecidas e, agora, incluídas, através desse grande esforço tecnológico que vamos fazer”, afirmou o governador.

O Centro Tecnológico de Capacitação vai facilitar o acesso das Apaes à internet e às redes sociais, criando uma rede tecnológica de integração das unidades. Será formado por centros de inclusão social e oficinas de capacitação profissional que irão funcionar em 148 municípios mineiros. Cada Centro de Inclusão Social terá cinco computadores adaptados com aparelhos que possibilitam atender diferentes tipos de deficiência.

A proposta prevê, ainda, a realização de oficinas de gastronomia e de capacitação profissional para melhorar a qualificação da mão de obra de pessoas com deficiência, possibilitando melhores oportunidades no mercado de trabalho e a inclusão digital.

O projeto será desenvolvido pelo Governo de Minas em parceria com a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e implantado com recursos que somam R$ 5,4 milhões. O projeto foi concebido pelo presidente da Fenapaes, deputado federal Eduardo Barbosa. “Não temos hoje, talvez, a percepção da dimensão do projeto que aqui se inicia. Teremos a possibilidade não só de inovar, mas, sobretudo, através da inovação, trazer qualidade de vida para as pessoas com deficiência”, ressaltou Barbosa.

A coordenadora da Apae de Peçanha, Mariza Aparecida Cardoso, destacou a importância do centro tecnológico para os cursos que já são oferecidos pela entidade. “Nós já temos um curso de capacitação para cozinheiro, mas as aulas são dadas no mesmo lugar onde fazemos a merenda, que é muito pequeno. Estamos construindo uma sala mais ampla e, assim que o espaço ficar pronto, vamos receber os novos equipamentos”, conta a educadora.

Já o presidente da Apae de Belo Oriente, Nardely Ramos de Carvalho, afirma que o centro de capacitação vai suprir uma carência da entidade desde a fundação na cidade. “Temos uma das maiores fábricas de celulose da América Latina, a Cenibra, no nosso município, mas em 10 anos de existência em Belo Oriente nunca conseguimos ter um aluno da Apae trabalhando lá por falta de qualificação adequada. Com o laboratório, vamos poder capacitar os alunos para o trabalho em toda a região do Vale do Aço, que é cercada de grandes empresas”, disse Carvalho. Além dos computadores, a Apae de Belo Oriente vai receber um kit para fabricação de picolés.

Tecnologias Assistivas

Além do Centro Tecnológico, o governador autorizou a criação de um projeto pioneiro no Brasil, o Centro de Tecnologias Assistivas da Rede Apae. Ele será implantado no município de Pará de Minas (Região Centro-Oeste), com investimento de R$ 650 mil, e terá uma Incubadora de Tecnologia Assistiva e um Núcleo de Qualificação Profissional. A expectativa é de que nesse centro sejam capacitados 4,5 mil profissionais da área de saúde e 5,5 mil da área de educação que irão atender 415 Apaes responsáveis por cerca de 40 mil pessoas com deficiência.

O projeto é uma parceria entre o Governo de Minas, a Prefeitura de Pará de Minas e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Essa é a primeira vez que o Inatel abre uma frente de atuação para empreender tecnologia que atenda a um projeto de pesquisa, formação e incubação de empresas.

 

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Este governo do PSDB é um engodo, o Estado esta quebrado – O Aécio e Anastazia, estão sendo processados pelo MPE – Eduardo Neponuceno, que já atuou em Mçu – a devolverem 3,3 Bi – desviados da Copasa.
    A Educação capenga, a saúde esta doente!!! Podem continuar enganando a todos, menos aos eleitores e a imprensa comprado!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui