Aécio diz que perspectiva é de segundo turno para presidente.

181

O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) previu na noite desta quinta-feira a realização de um segundo turno na eleição presidencial entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra.

Ele afirmou que, como não será mais candidato a partir de segunda-feira, poderá ajudar mais a campanha de Serra e disse perceber no ar uma “onda de expectativa, um sentimento” de que a disputa não acaba no próximo domingo.

“Para o Brasil, seria excepcional ter segundo turno… sem biombos, sem proteções excessivas… Para que o Brasil tenha chance de conhecer os candidatos”, observou o mineiro ao chegar nos estúdios da TV Globo para o debate entre os candidatos ao Palácio do Planalto.

Pesquisas dos institutos Ibope e Sensus nesta semana mostraram Dilma com chances de liquidar a eleição já no domingo, mas sondagem Datafolha mostrou possibilidade de ocorrer um segundo turno.

Até agora, Aécio esteve mas envolvido na eleição estadual, embora alguns tucanos quisessem um engajamento maior dele. Além da própria campanha ao Senado, o ex-governador viu seu candidato, Antonio Anastasia (PSDB), começar a corrida em Minas atrás nas pesquisas. Hoje Anastasia já lidera as sondagens.

“A partir do momento que algumas situações sejam resolvidas, todos nós vamos participar. Óbvio que fica mais fácil (contribuir) se você está desvencilhado da sua própria campanha, e a partir de segunda-feira não sou mais candidato”, argumentou.

Minas Gerais é mais um estado que sofre com surto de catapora.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, ao todo são 7.328 casos notificados, além de sete mortes. Foram confirmados 1.594 ocorrências somente em Belo Horizonte. O número deve subir nos próximos dias, já que esta é a época do ano em que há maior propagação da doença.

O tratamento é simples, mas é preciso orientação médica, já que a catapora é altamente contagiosa e não há vacina no sistema público de saúde.

As feridas provocam uma coceira e os médicos alertam que, através delas, pode haver a entrada de bactérias e, em casos mais graves, até mesmo infecção generalizada.

Três municípios mineiros registram um grande número de casos da doença: Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, e as cidades de Pouso Alegre e Varginha, no sul do estado. A Secretaria destaca, também, que o número de casos deste ano é bem próximo ao registrado no mesmo período do ano passado.

Adriano Dias

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui