Anastasia reúne-se com dirigentes de grandes grupos japoneses

152
Governador Anastasia e comitiva conheceram as instalações da Panasonic

Em seu segundo dia de compromissos oficiais no Japão, o governador Antonio Anastasia teve encontros em Tóquio com dirigentes de empresas das áreas de siderurgia e papel e celulose, que representam grande parte das relações comerciais entre Minas Gerais e o país asiático. Anastasia visitou também o Panasonic Center, unidade da empresa de equipamentos eletrônicos que está instalando uma fábrica em Extrema, no Sul de Minas.

Nos encontros, Anastasia reafirmou que o Governo de Minas continuará oferecendo apoio àqueles que fazem parte do crescimento econômico do Estado e destacou oportunidades de investimento para os próximos anos em Minas Gerais e no Brasil.

“Estamos atentos às necessidades de nossos parceiros e buscamos ser aliados deles, dentro daquilo que estiver ao nosso alcance, para alavancar ainda mais seu processo produtivo. A Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, exigirão, necessariamente, uma expansão dos investimentos em infraestrutura, cenário que trará grandes oportunidades para empresas de diversas áreas de atuação no país”, afirmou o governador.

Nippon Steel e Sumitomo

Pela manhã, a comitiva oficial do Governo de Minas foi recebida, nas respectivas sedes corporativas, pela diretoria da Nippon Steel e da Sumitomo, empresas com participação acionária na Usiminas. No começo deste ano elas anunciaram a concretização, em 2012, da fusão de suas operações, que deverá resultar na segunda maior siderúrgica do mundo. Anastasia garantiu aos presidentes das empresas, Shoji Muneoka (Nippon Steel) e Susumu Kato (Sumitomo) total apoio do Governo do Estado aos planos das empresas em Minas Gerais.

Para Susumu Kato, as palavras do governador serão levadas em conta na avaliação da empresa para definição de seus investimentos. “São afirmações encorajadoras para uma empresa que, como nós, possui planos de longo prazo em Minas Gerais”, disse ele. A Sumitomo também é parceira da Vallourec na implantação de uma usina de tubos de aço sem costura em Jeceaba, na região do Campo das Vertentes.

Panasonic

Na sequência dos compromissos oficiais no Japão, Antonio Anastasia conheceu o Panasonic Center de Tóquio, onde se reuniu com o vice-presidente executivo, Yasuo Katsura e outros integrantes da diretoria da empresa.

Katsura reiterou que a unidade industrial em Extrema começará a funcionar em 2012, produzindo eletrodomésticos da linha branca – refrigeradores e máquinas de lavar. Com investimentos de R$ 200 milhões, a fábrica irá gerar 1.000 empregos diretos e indiretos.

A comitiva foi apresentada a produtos desenvolvidos pela Panasonic dentro do objetivo, explicitado pelos executivos, de se tornar a principal empresa em inovação ambiental da área de eletrônicos. O governador visitou um protótipo da Eco Ideas House, residência em que é possível controlar a geração, armazenamento e consumo de energia.

Papel e Celulose

À tarde, Anastasia reuniu-se com diretores da Oji Paper e Itochu. A Oji Paper, uma das maiores produtoras mundiais de papéis térmicos, é a líder do consórcio controlador da Cenibra, que também tem a Itochu em sua composição. A Itochu investe ainda em Etanol no Estado, por meio de parceria com a Bunge, na usina de Santa Juliana, na região do Alto Paranaíba.

“Foi um dia extremamente positivo e produtivo, com encontros realizados com importantes corporações, todas elas com negócios em Minas Gerais. Na realidade, nosso grande estímulo é perceber como o nome de Minas Gerais tem sido bem recebido aqui no Japão e, de fato, as possibilidades e as oportunidades se abrem para Minas nessa nossa visita, juntamente com a comitiva empresarial”, disse o governador de Minas.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior, que lidera o grupo de empresários que acompanha o governador, avalia que a viagem trará bons resultados para a indústria mineira. “O governador tem mostrado para os investidores japoneses, para empresários que já têm negócios no Brasil, especialmente em Minas Gerais, as oportunidades que nós temos, como nosso mercado tem crescido, como o Governo poderá atender essas empresas. Então, nós estamos plantando para colher amanhã”, afirmou.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui