Aumento de vereadores não deverá valer agora

229

O ministro Ayres Britto

Ministro Ayres Brito
Ministro Ayres Brito

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria novas vagas de vereadores no país. A emenda obteve 370 votos a favor, 32 contrários e duas abstenções. Nas sete cidades do Grande ABC, 43 novos parlamentares podem assumir os cargos se, de fato, a implementação da PEC for acatada. O Tribunal Superior Eleitoral, presidido por Carlos Ayres Britto já se posicionou contra o aumento. Tudo indica agora que a proposta será impedida pelo TSE.

A proposta, que já passou pelo Senado, terá ainda de ser votada em segundo turno.

Atualmente o Brasil tem 51.748 vereadores. O cálculo do número de novos vereadores foi feito pela Consultoria Legislativa da Câmara, com base na população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2009.

Embora o texto da emenda diga que os seus efeitos passam a valer a partir da eleição de 2008, a posse não deverá ser automática. Cada Câmara de município que aumentou a população nos últimos quatro anos terá de dizer se as novas cadeiras poderão ser ocupadas pelos suplentes.

No Congresso a certeza é a de que o assunto terminará no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo presidente, Carlos Ayres Britto, já disse que não dará posse aos suplentes.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui