Câmara aprova Plano de Cargos e Salários do SAAE

172
CamSExtra (2)
Mesa Diretora da Câmara, durante sessão que aprovou o Plano de Cargos do SAAE. Foto Assessoria da Câmara

 Aprovado pela Câmara de Vereadores, na manhã desta Segunda-feira, 10, o Projeto de Lei nº 014/2014 que “estabelece a estrutura administrativa e institui o Plano de Cargos, carreira e vencimentos do pessoal do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto e dá outras providências”. A sessão legislativa extraordinária foi presidida por Maurício de Oliveira Júnior e contou com expressiva participação de operários da autarquia e do Diretor José Alves de Aguiar. A aprovação unânime do Projeto de Lei foi comemorada pela direção e funcionários do SAAE presentes ao plenário.

Além da organização interna e a regulamentação de cargos, o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos representa um passo importante e necessário para que a autarquia realize concurso público. Há alguns dias, o Projeto de Lei de autoria do Executivo havia sido protocolado na Câmara. Imediatamente, as Comissões Legislativas específicas procederam com a análise minuciosa do projeto. Concluídos estes estudos, foram inseridas três Emendas Parlamentares ao Projeto original.

As Emendas Modificativas aprovadas em plenário relacionam-se à progressão funcional dos servidores, incentivo aos estudos com valores adicionais no salário a cada aumento no grau de escolaridade e o auxílio alimentação e vale-transporte.
Todos os vereadores se pronunciaram, relatando a importância deste Projeto de Lei para os servidores e a autarquia. O trabalho das comissões legislativas também foi evidenciado pelos membros da Casa Legislativa.

CamSExtra (3)
À esq., os representantes do SAAE, Márcio Bahia, Nilton César de Cristo, Maria Aparecida, Áureo Adriano da Silva, Ivane Carla Bittencourt e o Diretor José Alves de Aguiar.

O Diretor do SAAE, José Alves de Aguiar, comentou no plenário a satisfação pela aprovação do Plano.  “É a retomada do crescimento. Esta aprovação aqui na Câmara busca a reestruturação da autarquia, pois, muitos cargos foram retirados e outros inseridos. Teremos servidores certos nos lugares certos. Este plano aprovado nos dá o passaporte para que possamos realizar com responsabilidade o concurso público, e, em breve, providenciaremos a publicação do Edital. […] A aprovação deste Projeto de Lei demonstrou a responsabilidade da Câmara. O Plano foi visto e revisto. […] A partir de agora, os servidores estão sendo chamados a estudar mais, para ter uma remuneração melhor. É um avanço muito grande. A Educação é a chave para mudar este país. O apoio da Câmara e do Executivo foi unânime para que tivéssemos esta aprovação. Parabéns vereadores! Parabéns servidores do SAAE, pois vocês lutaram e venceram! Também me considero e sou servidor do SAAE. Para nós, foi um dia de vitória. Devemos gritar bem alto, vencemos mais uma etapa. Sabemos que outras virão e devemos estar todos juntos – autarquia, Executivo e Legislativo”, frisou José Aguiar.

CamSExtra (4)O Vice-presidente Anízio Gonçalves de Souza (Cb. Anízio) mencionou que “há décadas, funcionários da autarquia buscam esta melhoria funcional. Hoje, após intenso trabalho da Câmara na apreciação deste Projeto, graças a Deus, nesta sessão extraordinária, registramos um ato histórico: aprovamos de forma unânime o Projeto que resgata a identidade dos servidores do SAAE, fortalecendo esta autarquia que tem como prestação de serviço o fornecimento de água de qualidade”.

A reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do pessoal do SAAE era aguardada há vários anos pelos servidores da autarquia. O Presidente Maurício Júnior reafirmou a atenção dada pela atual Legislatura com este Projeto de Lei. “Como todo projeto deve ser analisado e devidamente estudado, assim fizemos com este. Havia a necessidade de uma votação rápida, urgente, fizemos isto, mas, sem afetar de forma alguma o nosso estudo. Votamos e aprovamos o Projeto, conquistando melhorias que não eram previstas no projeto original. […] Hoje demos um passo firme na direção de lutar, reivindicar e defender os direitos dos servidores e também de buscar uma prestação de serviços mais efetiva e satisfatória para a população de Manhuaçu”, destacou.

Vereador Gilson César da Costa (Gilsinho) lembrou ainda a necessidade da valorização dos profissionais da área da Saúde, em especial da equipe que atua na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), com o pagamento do adicional por insalubridade.

Vereador Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria), membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Servidores, questionou a atitude do SAMAL (Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana) em realizar concurso público, sem a devida apresentação e aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos de pessoal, conforme foi feito pelo SAAE.

A presidência da Câmara irá requerer a realização de reunião com o Executivo Municipal buscando esclarecimentos sobre esta postura adotada pela autarquia responsável pela limpeza urbana. “Houve o pronunciamento do diretor do SAAE, colocando como necessidade a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos para a realização de concurso público. Na verdade, infelizmente, já foi aberto edital para concurso público no SAMAL sem que haja alteração no plano de cargo, carreira e salário. O que é um contrassenso. Na verdade, a reforma do plano de cargos e salários do SAMAL, ou do servidor público de modo geral, deve ser criteriosa, então como se faz isso? Se faz um concurso, se aprova, dá-se a posse e o plano de cargos se altera depois? É muito melhor que se façam as alterações primeiro, para que depois se realize o concurso público, porque este concursado terá um pré-conhecimento do que irá encontrar para sua carreira, seu salário, o cargo e suas atribuições. É salutar que haja inicialmente esta reformulação do plano de cargos, conforme reivindicamos do Prefeito e do Diretor do SAMAL”, pontuou Maurício Júnior.

Ainda na sessão, foi dada ciência ao Plenário do Projeto de Lei nº 19/2014 que “autoriza os representantes da Fazenda Pública Municipal a celebrarem acordo em processos administrativos e transacionar em processos judiciais em que o Município de Manhuaçu ou suas autarquias e fundações forem interessados, autores, réus ou tiverem interesse jurídico na qualidade de assistentes ou oponentes, dando outras providências”.

(Ass. de Comunicação)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui