Câmara dinamiza ações em combate à dengue em Manhuaçu

203

Com apoio da Polícia Militar e da Prefeitura, Secretaria de Saúde reforçará trabalho preventivo

O preocupante aumento do número de casos suspeitos de dengue notificados no SUS/ Manhuaçu foi um dos assuntos debatidos na sessão ordinária da Câmara Municipal de Manhuaçu, nesta quinta-feira, 08, tanto na parte da manhã quanto no período da tarde – quando uma reunião específica envolvendo autoridades foi promovida e importantes decisões foram tomadas, reforçando o trabalho preventivo desenvolvido no município. Também integraram a pauta questões relacionadas ao monitoramento do centro da cidade por câmeras, os novos rumos para a cultura em Manhuaçu, zoneamento urbano e habitação rural, além da aprovação de diversos Projetos de Lei, Moções, Requerimentos e Proposições Indicativas dos vereadores.

A Mesa Diretora composta pelo Presidente Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”, Vice-presidente Gedival Bitencourt Breder e Secretária Maria Imaculada Dutra Dornelas conduziu os trabalhos da sessão que teve início às 8:30h e prosseguiu até as 14:30h.

 Sessão ordinária

O Legislativo realizou a abertura oficial da sessão ordinária desta quinta-feira, 08, acompanhada por autoridades e expressivo número de populares. Entre os presentes, os Secretários Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Dr. Vinícius de Resende, e de Saúde, Dr. Luis Carlos Lemos Prata; Diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Fabrício Santos; Gerente da Caixa Econômica Federal de Manhuaçu, João Francisco; Presidente do Comsep/ Manhuaçu (Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social), Cláudio Finey; Presidente do Coamma (Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu), Vasco Fernando Motta Rodrigues, e os Engenheiros Agrônomos Sidimar Rodrigo e Flamarion Tostes.

Centro será monitorado por câmeras

A bem sucedida experiência do monitoramento por câmeras em ruas e avenidas de grande movimento das grandes cidades será realidade também em Manhuaçu. Nesta sessão do Legislativo, o Presidente do Comsep, Cláudio Finey, se pronunciou anunciando que, em breve, a região central da cidade receberá seis câmeras estrategicamente posicionadas, auxiliando o trabalho desempenhado pelos agentes de segurança pública.

Inicialmente, as câmeras deverão ser instaladas em pontos que permitem a visualização integral das Praças Cinco de Novembro e Cordovil Pinto Coelho, Rua Amaral Franco e Rua Monsenhor Gonzalez.

O Presidente do Comsep considera importante expandir a área atendida pelo monitoramento de câmeras, sobretudo em locais como a região do terminal rodoviário e a Rua Desembargador Alonso Starling.

Cláudio Finey explanou ainda sobre as atividades do Conselho de Segurança Pública e Defesa Social de Manhuaçu, os bons resultados do Programa “Olho Vivo na Faixa” – direcionado à conscientização sobre a faixa de pedestres – e a respeito da destinação dos recursos financeiros arrecadados com o estacionamento rotativo.

Delimitação de ruas e bairros

Um novo passo rumo à atualização do zoneamento urbano de Manhuaçu foi dado nesta sessão legislativa. Ao ser convidado para se pronunciar o Presidente do Coamma (Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu), Vasco Fernando Motta Rodrigues, comentou sobre a proposta apresentada pelos Engenheiros Sidimar Rodrigo e Flamarion Tostes para realização do mapeamento delimitando as novas dimensões dos bairros e ruas da cidade.

Os engenheiros também fizeram uso da palavra, quando, explanaram sobre o estudo a ser desenvolvido, a necessidade desta atualização e seus benefícios para a sociedade em diversos setores.

O correto mapeamento da cidade é um anseio dos vereadores manifestado em diversas reuniões anteriores. Em 2009, o Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” reforçou a urgência desta delimitação urbana ao mencionar o exemplo da confusa divisa entre os Bairros Engenho da Serra e Santa Terezinha, além de citar outros pontos da cidade. “O trabalho do carteiro fica comprometido e o morador muitas vezes não recebe sua correspondência. O morador tem dificuldade de enumerar corretamente sua residência, além de outras complicações. Manhuaçu cresceu e um novo estudo precisa ser feito para sabermos onde começa e onde termina cada bairro”, destacou o Vereador.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui