Câmara Municipal de Manhuaçu

222
Mesa Diretora vereadores Gedival, Toninho e Imaculada

Vereadores cobram internet mais rápida e explicações sobre reajuste do transporte urbano

Legislativo homenageia Rádio Manhuaçu por ocasião de seu 60º aniversário

Internet mais rápida, justificativa sobre o reajuste do preço da passagem dos ônibus urbanos, zoneamento da cidade, Selo de Inspeção Municipal para produtos hortifrutigranjeiros, melhorias no trânsito da Alameda Dr. Eloy Werner e a congratulação com a Rádio Manhuaçu – por seus 60 anos de existência, além da aprovação de diversos Projetos de Lei e Indicações integraram a pauta da sessão ordinária da Câmara de Manhuaçu na manhã desta quinta-feira, 21. Sob a presidência do Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”, Vice-presidente Gedival Bitencourt Breder e Secretária Maria Imaculada Dutra Dornelas, a sessão teve início às 9h. Entre os participantes da reunião, os Presidentes das Associações de Moradores dos Bairros Sagrada Família, Marco Antônio Campos; Alfa Sul, Milton Filgueiras, e do São Vicente, Benoni da Paixão, além do representante do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável), Celso Custódio Gomes Oliveira.

Muro preocupa associação

Logo no início da sessão legislativa, houve pronunciamento do Presidente da Associação de Moradores do B. Sagrada Família, Marco Antônio Campos, que comentou sobre a construção tida como irregular de um muro na Rua Belo Horizonte, no referido bairro.

De acordo com Marco Antônio, o muro está sendo erguido por um morador em um terreno que é público. Ao tomar conhecimento da situação, a associação se mobilizou, buscando contato com os responsáveis pela obra. Sem haver acordo, a entidade que representa o bairro acionou a Prefeitura que, por sua vez, encaminhou um engenheiro ao local e, este, determinou o embargo da obra, segundo relato de Marco Antônio ao plenário.

No entanto, ainda de acordo com o Presidente da associação do bairro, as atividades de construção do muro tiveram sua continuidade. Diante da situação, a associação dirigiu-se ao Ministério Público, informando a situação de irregularidade e solicitando providências.

Ainda no plenário, Marco Antônio leu a cópia do documento encaminhado à Promotoria de Justiça e solicitou que os representantes do Legislativo analisem a situação e tomem as providências cabíveis. Na oportunidade, os vereadores fizeram suas indagações ao líder comunitário, sendo devidamente respondidos.

Sobre a questão, o Presidente Toninho Gama comentou que a Câmara encaminhará ofício à Prefeitura solicitando cópias dos documentos de notificação de embargo para melhor análise e estudo dos procedimentos a serem tomados neste caso. “Sempre abrimos espaço para que a comunidade, os moradores possam vir e estar presentes. A Câmara como é, do seu dever, está pedindo informações da Prefeitura para que possamos acompanhar e apurar o que aconteceu neste local e porque ele foi construído, caso ele esteja realmente em uma área pública”, ressaltou o Presidente Toninho Gama.

Mapeamento da cidade

A urgência da necessidade da delimitação dos bairros e ruas de Manhuaçu foi mais uma vez lembrada pelo Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté”, nesta reunião. Teté, que esta semana, esteve reunido com moradores do B. Catuaí, se pronunciou enfatizando que o zoneamento evitará transtornos que ocorrem atualmente em alguns pontos da cidade, principalmente relacionados ao serviço dos Correios. O vereador apresentou Requerimento nº 06/2010 solicitando informações do Executivo Municipal a respeito das atividades relacionadas ao mapeamento e zoneamento da cidade.

Manhuaçu cresce e novas ruas surgem com a construção de casas e empreendimentos diversos. Este desenvolvimento sem a atualização da delimitação dos bairros inviabiliza o atendimento pleno por parte dos Correios. Assim, muitas famílias (como é o caso de quem reside no B. Catuaí) não recebem correspondências como cartas, contas de água, luz e telefone, sedex, etc., necessitando dirigirem-se constantemente à agência postal para ter acesso a estes documentos enviados. “Temos apresentado nesta Casa, inclusive junto ao Prefeito, às Secretarias de Obras e da Fazenda, nosso esforço para tentar legalizar e atualizar a situação do mapeamento e zoneamento de Manhuaçu. […] Buscamos meios para que Manhuaçu se organize, para que saibamos com exatidão onde começa e termina cada bairro”, esclareceu Teté. Leia mais

Thomaz Júnior

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui