Câmara Municipal de Manhuaçu discute solução para o trânsito

279
Mapa feito pela Escola do Futuro
Mapa feito pela Escola do Futuro

A Câmara Municipal de Manhuaçu em reunião ordinário (12ª) em 16 de Julho de 2009 discutiu sugestão de modificação do trânsito local, recebida da Faculdade do Futuro, através de seu representante diretor de comunicações Guilherme Almeida, a convite do vereador Renato César Von Randow. “Minha sugestão é que outras instituições façam como a Câmara Municipal fez e migram para fora do centro, assim melhorando o trânsito e também a qualidade no atendimento aos munícipes, assim como alunos, pais, professores, consumidores e a população em geral. Com isso veículos que estão concentrados no centro da cidade migrariam juntos com essas instituições, melhorando o trânsito e a qualidade de vida do Manhuaçuense e do visitante.” Salientou o vereador.

Manhuaçu cresceu desordenadamente sem a devida infraestrutura preparando para o crescimento e agora a população paga um preço por isso, não há estacionamento suficiente no centro e é exatamente na área central que estão todos os órgãos mais procurados pela população. Correio, bancos, prefeitura, fórum, ACIAM, faculdade CEM, *Matriz São Lourenço, igreja *Presbiteriana, as principais casas de eletro domésticos, *Casas Bahia, Super Mercado *Coelho Diniz, não foi previsto no passado um plano diretor que pudesse ter orientado as construções para a necessidade de estacionamento, e agora experimenta um crescimento natural para o porte da cidade pólo, mas devido o seu espaço físico ser pequeno congestiona o centro. A solução seria a descentralização do comércio e das principais instituições, com isso resolveria parte do problema e contribuiria bastante para valorizar

Escola do Futuro
Escola do Futuro

outras áreas da cidade.
Os comerciantes que desejam abrir negócios procuram centro desenvolvido e de grande movimentação, coisa que em Manhuaçu está concentrado num pequeno centro onde fez subir o preço dos imóveis e alugueis a nível altíssimo.

Foram discutidos a respeito do trânsito nos horários de início e términos de aulas não só na Faculdade do Futuro, mas também nas escolas e faculdades das proximidades, há um trânsito caótico na região devido à quantidade de veículos que fazem a condução de estudantes. As ruas de Manhuaçu não comportam mais a quantidade de carros que por aqui circulam, as ruas são estreitas e mesmo assim mantém a mão dupla com estacionamento de um lado, nem mesmo a grande Avenida Getúlio Vargas está conseguindo receber essa quantidade de veículos que circulam e precisam de estacionamentos na cidade. “Hoje tivemos a oportunidade de tratar sobre esse assunto aqui na câmara, a situação do trânsito nas mediações da Faculdade do Futuro já havia sido menciona em uma conversa informal com o Renato, hoje eu vim apresentar esse projeto de modificação do trânsito na região da Faculdade do Futuro. Nessa região o trânsito está caótico e esta proposta que apresentamos hoje é uma proposta que pode melhorar as condições e fluir melhor o tráfego, sabemos que é uma solução paliativa, mas necessária para o funcionamento do tráfego na região. Essa questão não envolve apenas a Faculdade do Futuro, mas o município num todo, é uma causa de todos olhando sobre uma visão macroeconômica, a Faculdade hoje é um atrativo que faz com que várias pessoas da região venham para Manhuaçu, atrás dos serviços fornecidos pela cidade pólo, ou seja, alunos de vários municípios, que vem estudar e ou morar aqui, alunos que trazem dinheiro para Manhuaçu através da nossa Faculdade.” Disse à nossa reportagem Guilherme Almeida, Diretor de Comunicações da Faculdade do Futuro.
O problema do trânsito em Manhuaçu talvez não seja com os veículos que circulam pela cidade, mas sim com a falta de infra estrutura em uma cidade que cresceu muito nos últimos anos e também por não possuir um departamento de trânsito com técnicos especializados para fazerem estudos sobre o trânsito em Manhuaçu. Uma maneira de perceber que a cidade não consegue mais comportar as pessoas que recebe é o fato de que até as calçadas estão tendo “congestionamento”, até os pedestres está sendo dificultada pelo grande volume de pessoas que Manhuaçu recebe.

*Possui estacionamento

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui