Cel. Renato Vieira de Souza e 11º BPM são homenageados pela Câmara

362
Da esquerda para a direita: Comandante do 11º BPM, Ten. Cel. Ney de Castro Brito , Comandante da 12ª Região da PM, Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva , Prefeito Adejair Barros, Presidente da Câmara, Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama” , Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Renato Vieira de Souza, Juíz de Direito da Comarca de Manhuaçu, Dr. Walteir José de Souza, Delegado da 6ª DRPC, Dr. Getúlio Vargas Lacerda e Juíz de Direito da Comarca de Manhuaçu, Dr. Vinícius Dias Paes Ristori. Foto JM1

Nesta terça-feira, 10, feriado de São Lourenço em Manhuaçu, a Câmara Municipal realizou sessão solene, quando homenageou o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. Renato Vieira de Souza, e o 11º Batalhão de Polícia Militar por seus 47 anos de existência. Com início às 19:30h, a solenidade reuniu autoridades dos três poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo Municipal, representantes de segmentos sociais diversos e expressivo número de convidados. O cerimonial foi apresentado pelo Jornalista Carlos Henrique Cruz.

A Mesa Diretora foi composta pelo Presidente da Câmara, Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”; Prefeito Adejair Barros, Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Renato Vieira de Souza; Juízes de Direito da Comarca de Manhuaçu, Dr. Walteir José de Souza e Dr. Vinícius Dias Paes Ristori; Comandante da 12ª Região da PM, Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva; Comandante do 11º BPM, Ten. Cel. Ney de Castro Brito, e Delegado da 6ª DRPC, Dr. Getúlio Vargas Lacerda. A cerimônia também foi prestigiada por todos os vereadores que integram o Legislativo de Manhuaçu, os Prefeitos Daniel Sathler (Alto Jequitibá), Márcio Gerard (Reduto) e João Batista Gomes (São João do Manhuaçu), além de vereadores de diversas cidades da região e representantes de todos os Pelotões e Destacamentos PM do 11º BPM.

Na abertura da solenidade, houve execução do Hino Nacional Brasileiro interpretado por Sgt. Washington Batista, acompanhado do sexteto de paletas e metais da Banda de Música do 11º BPM.

Homenagem ao 11º BPM

O Legislativo de Manhuaçu concedeu Diploma de Honra ao Mérito ao 11º Batalhão de Polícia Militar por ocasião de seu aniversário. Com aprovação de todos os vereadores, a homenagem foi entregue às mãos do Comandante Ten. Cel. Ney de Castro Brito.

Oficialmente instalado em Manhuaçu no dia 10 de Agosto de 1963, o 11º Batalhão de Polícia Militar funcionou provisoriamente no prédio do antigo ginásio, durante três meses. Posteriormente, a unidade policial ficou estabelecida em um antigo depósito de café que pertencia à Empresa Estrada de Ferro Leopoldina, onde permaneceu até o dia 10 de Janeiro de 1971.

Uma completa estruturação ocorreu a partir deste período e, atualmente, o 11º BPM está localizado no Bairro São Jorge e é subordinado ao comando da 12ª RPM, com sede em Ipatinga. Dividido em duas Companhias Operacionais, o 11º BPM recebeu o nome de “Sentinela do Caparaó” após o bem sucedido trabalho desempenhado na captura dos guerrilheiros que atuaram na Serra do Caparaó, no ano de 1967.

São mais de 400 profissionais de segurança pública em 24 municípios da região da Leste de Minas.

A unidade policial também influencia positivamente a economia local, sendo injetado um valor superior a R$ 1 milhão na região, mensalmente.

No aspecto social de sua atuação, o 11º BPM participa de campanhas de doação de sangue, arrecadação de agasalhos e alimentos, além de promoção de ações sobre trânsito, segurança e combate às drogas.

Homenagem ao Comandante Geral

O Comandante Geral da Polícia Militar no Estado de Minas Gerais, Coronel Renato Vieira de Souza, é o mais novo Cidadão Honorário de Manhuaçu. Nesta sessão solene da Câmara, foi concedido ao Comandante o Diploma de Cidadão Honorário, entregue pelo Presidente do Legislativo, Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”.

Coronel Renato morou e estudou em Manhuaçu, durante a infância e adolescência, com participação ativa no esporte da cidade, jogando pelo time “Internacional”.

Um vídeo foi apresentado no decorrer da solenidade relatando momentos de sua vida, enquanto morador de Manhuaçu, apresentando inclusive o depoimento de amigos e professores da época.

Ao discursar, o homenageado falou com emoção desta fase em sua vida, relembrando pessoas de convívio e educadores que muito influenciaram em sua formação. O Comandante ressaltou também a evolução da Polícia Militar neste período. Na oportunidade, o Coronel agradeceu o Título e destacou sua satisfação com esta homenagem do município.

Os presentes na solenidade acompanharam ainda o pronunciamento do Diretor do Fórum Desembargador Alonso Starling, Dr. Walteir José da Silva, do Prefeito Adejair Barros e do Presidente da Câmara, Antônio Carlos Xavier da Gama.

No ensejo da solenidade, além de enfatizar a importância destas homenagens prestadas neste feriado municipal, o Presidente Toninho Gama comentou sobre o bom exemplo dado pela Câmara de Manhuaçu, no que diz respeito à lisura no trato do dinheiro público. O Presidente do Legislativo enfatizou que tanto nesta legislatura quanto nas anteriores, a Casa Legislativa de Manhuaçu sempre primou pela honestidade e correção com a aplicação do dinheiro público, diferentemente do que tem sido percebido em outros municípios do país, conforme divulgado nos telejornais em rede nacional, recentemente.

Após o pronunciamento das autoridades, os convidados confraternizaram-se durante um saboroso coquetel oferecido na Casa Legislativa de Manhuaçu.

(Thomaz Júnior)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui