Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 decide pela abertura gradual do comércio em Manhuaçu

1146

O Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Manhuaçu reuniu-se através de plataforma virtual realizada na manhã deste sábado 18/07/2020, e decidiu pela abertura gradual do comercio em Manhuaçu, a partir do dia 22/07.

A cidade pólo de Manhuaçu com cerca de 90 mil habitantes, é o maior centro econômico da região, e, emprega 20 mil pessoas nas quatro mil empresas registradas na cidade.
Só para se ter uma idéia da força que tem Manhuaçu este total equivale ao mesmo número de todos os municípios da região juntos. Os dados demonstram a condição de pólo e a importância de Manhuaçu na economia regional.

Muitas reclamações têm chegado até nós dos comerciantes, que não concorda a maneira como foram fechado os comércios de Manhuaçu. Sempre eles tiveram esse mesmo pensamento, embora o Comitê não tenha dado a devida atenção para aqueles que praticamente ficaram sem condições de arcar com tantas despesas com o comercio fechado, agora o Comitê reconhece que mesmo com o comércio fechado, o que se verifica é um grande volume de pessoas nas ruas, o que poderiam ter feito há mais tempo é um controle com divulgações, orientações e fiscalizações.

Os comerciantes perguntam o que é melhor o comercio aberto com fiscalização, ou fechado como está, ruas lotadas e sem fiscalização. Outro dia fui ao Supermercado novo do Coelho Diniz, no bairro Bom Pastor que tem o maior estacionamento da região e vi tanto carro, super lotação, não tive coragem de entrar dali mesmo voltei.
Infelizmente muitas decisões são tomadas sem a devida consulta popular.

Acertadamente o Comitê decidiu tomar novas medidas de abertura gradual do comércio tomando medidas de distanciamento e higiene mais rigorosas nos estabelecimentos. A proposta é fazer a abertura gradual e contar com o apoio do comércio para fazer cumprir as regras de higienização e distanciamento com base no protocolo do Minas Consciente.
Haverá fiscalização rigorosa dos estabelecimentos.

A partir da publicação do novo decreto, o comércio será aberto por 14 dias e durante esse período será feita uma análise da situação. Havendo uma estabilização dos casos, poderá ser mantido e até ampliada a abertura. Caso haja um agravamento da contaminação, novas medidas restritivas podem ser adotadas, uma observação é que as restrições são só para os moradores de Manhuaçu,

Uma proposta do comitê é estabelecer um termo de conduta do comerciante em que se comprometeria a cumprir as regras. No caso do descumprimento, a empresa será interditada.

Alguns setores ainda continuarão proibidos de funcionar, dentro das regras que serão divulgadas no início da semana e seguindo as orientações para evitar disseminação do covid-19.

Será realizada na segunda-feira uma reunião com representantes do comércio de Manhuaçu para acertar os detalhes da reabertura. A partir daí, deverá ser publicado o novo decreto para entrar em vigor no dia 22/07.

 

7 COMENTÁRIOS

  1. Se existe alguém que deve assinar um termo de conduta, é a prefeitura de Manhuaçu para com a sociedade, pois a conduta da prefeitura com relação ao combate ao COVID-19 foi extremamente deficiente e por muitas vezes ausente, depositar toda a ineficiência de uma gestão ao comércio chega a ser cômico, para não se falar trágico. O comércio já deu sua contribuição, está na hora da prefeitura dar a sua.

  2. A reabertura gradual do comércio em Manhuaçu está sendo reivindicada desde março pelo nosso grupo de comerciantes, pois o fechamento do comércio de Manhuaçu não impediu a circulação das pessoas. O comércio foi fechado prematuramente e o motivo alegado era para preparar a nossa estrutura hospitalar para atender ao aumento dos casos que certamente iriam ocorrer. A nossa proposta era a reabertura consciente, a utilização dos fiscais da Prefeitura para campanhas de conscientização e campanha de esclarecimento da população sobre a importância das medidas de prevenção em parceria com os comerciantes, para o combate à possível proliferação do vírus COVID-19. O termo de conduta foi proposto em março e estamos chegando ao final do mês de julho e somente agora estão ouvindo a nossa reivindicação e entendendo a real situação.

    • Então Aloisio, foram muitos comerciantes que me ligaram ou mandram recados no Whatsapp reclamando do fechamento do comercio em Manhuaçu da maneira em que foi proposto e executado, um comerciante me falou que teve que até dispensar alguns funcionários pela decisão da prefeita em fechar seu estabelecimento. Hoje estivi lendo no Hindustan Times jornal da India um país super populoso em que tem menos casos que o Brasil. Lá eles usaram os meios de comunicação para chamar o povo para colaborar e até para as pessoas que estavam em isolamento o governo usou meios para levar palavras de conforto para as pessoas aqui os governos fizeram e estão fazendo política com o coronavírus. Aqui grandes emossoras de radio, Tv e jornais ao inves de colaborar fizeram e estão fazendo campanha contra o Governo Federal. Veja a matéria neste link – https://epaper.hindustantimes.com/Home/ArticleView.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui