Dia histórico para Manhuaçu e região

151

DSC_0301Domingo dia 7 de abril entrou para a história como o dia em que um grande passo foi dado para mudar a educação de Manhuaçu dando oportunidades para todos ricos e pobres numa escola federal e modelo de excelência. O Governo Federal já está de posse da escritura do terreno onde será construído o tão esperado IFET e segundo o Reitor Caio Mário Bueno Silva dentro de um mês as obras terão início e sendo assim Manhuaçu passará a contar com um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFET) a escola mais moderna do Brasil onde o acesso será igual para todos.

Deputado Federal Reginaldo Lopes

Em seu discurso o deputado lembrou-se de todos que lutaram para que Manhuaçu tivesse um IFET – (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia), falou da pronta providência do prefeito de Manhuaçu em comprar o terreno e em um prazo recorde disponibilizou para que o Ministério logo dê início a construção.

DSC_0190Aproveitando a oportunidade, o mandato do deputado federal Reginaldo Lopes, em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), realizou mais um seminário regional para implantação do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), juntamente com o reitor do IFMG Caio Mario Bueno.

“Após muito tempo, hoje temos um Brasil que cresce, distribui renda e melhora a cada dia a vida de nossa população. Nesse sentido, o Governo federal lançou o PRONATEC, programa que cuida de uma das questões mais significativas na vida de uma pessoa: a formação profissional, a inserção no mundo do trabalho e o sonho de um futuro melhor. Tive o prazer de ter criado e ter sido o primeiro presidente de uma Comissão de Políticas Públicas de Juventude no Congresso Nacional, de ter sido relator do programa do Primeiro Emprego e do FIES. Hoje sou membro da Comissão de Educação e Cultura, idealizei e presido a Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio, que vai ao encontro dos objetivos do PRONATEC, de fazer com que o Ensino Médio deixe de ser apenas uma etapa intermediária de acesso à Universidade e passe a combinar formação científica com a profissionalização abrindo as portas de maiores e melhores oportunidades para milhões de brasileiros e brasileiras. Estas são marcas que carregarei em minha história e o compromisso que assumi para minha vida pública, de transformar a sociedade a partir do acesso a uma educação de qualidade, cidadã para todos”. Explica Reginaldo Lopes.

Apresentação: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é um programa do Governo Federal que tem como objetivo oferecer cursos de educação profissional a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania. Dentre as iniciativas do PRONATEC está a Bolsa-Formação Trabalhador, cujo objetivo é promover a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas. Para direcionar a oferta dos cursos do PRONATEC/Bolsa-Formação Trabalhador, o Ministério da Educação elaborou um guia, que nesta versão conta 518 opções de cursos, distribuídos em 13 eixos tecnológicos, conforme suas características científicas e tecnológicas. O Guia PRONATEC de Cursos FIC é atualizado periodicamente e serve como instrumento direcionador da oferta de cursos, contribuindo para a consolidação de uma política pública que tem como objetivo principal aproximar o mundo do trabalho do universo da Educação.

Os cursos do PRONATEC são oferecidos pelas escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Institutos Federais, CEFET e Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais), pelas entidades dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAT e SENAR) e pelas Redes Públicas Estaduais de Ensino, com o apoio do Ministério da Educação. Informações adicionais sobre o PRO-NATEC estão disponíveis no endereço www.pronatec.mec.gov.br ou através da Central de Atendimento Fala Brasil 0800-616161.

Bolsa Formação Trabalhador – Oferta de cursos FIC

FIC – Formação Inicial e Continuada – Carga horária mínima: 160 horas

Com opções de 518 cursos distribuídos em 13 eixos tecnológicos Podem se inscrever nos cursos jovens a partir de 16 anos, trabalhadores e desempregados.

Procedimentos para adesão e implantação:

1º – Município define quais cursos pretende pactuar.

Curso / Quantidade de turmas / 1º ou 2º Semestre/ Quando começar.

2º – IFMG informa sobre viabilidade de oferta e procedimento a serem adotados.

3º – Município faz a pré-matrícula dos alunos

4º – Município seleciona os alunos e os comunica sobre o início das aulas.

5º – Início das aulas.

Ainda o deputado falou da Bolsa Formação Estudante, com oferta de mais de 400 opções de cursos distribuídos em 13 eixos tecnológicos com carga horária de 800 horas.

Mais informações poderão ser obtidas no Guia PRONATEC. http://pronatec.mec.gov.br/fic/apresentação.php

Reunião dia 07 de abril 2013 às 11h30 no anfiteatro da Câmara Municipal de Manhuaçu

DSC_0249Na Câmara de vereadores de Manhuaçu- MG, reuniu-se as autoridades da cidade o Sr. prefeito Nailton Coutrin Heringer, seu vice–prefeito Dr° Guliver, Presidente da Câmara Maurício Júnior, Vereadores: Aponísia, Anízio, Chico do Juquinha, o ex- vereador Teté, o Prefeito de Chalé Sr. Elmir, Prefeito de Lajinha Sr. Lúcio, Prefeita de Manhumirim Sr.ª Darci, Prefeito de Divino, Prefeito de São João de Manhuaçu, Prefeita de Simonésia Sr.ª Marinalva, Prefeito de Luisburgo Sr. José Carlos, os deputados Reinaldo Lopes e Durval Ângelo, o Reitor Mário Reis e o presidente do Conselho Regional dos Reitores Sr° Caio Mário Bueno para assinar a compra do terreno do IFET.

PREFEITO DE MANHUAÇU NAILTON HERINGER

DSC_0248O prefeito Nailton alegre e confiante, como um bom orador usou 20 minutos para falar sobre o IFET, começou agradecendo a todos os presentes e principalmente aqueles que estiveram diretamente ligados nas negociações e aos vereadores que aprovaram a doação do terreno, agradeceu os deputados Durval Ângelo, Reginaldo Lopes, padre João e Dr. Caio Bueno que conheceu no domingo.

“Queridos a hora é agora, é o momento de somarmos vamos fazer dois eventos em um só, duas categorias que se somam e que farão a transformação desse país o PRONATEC e também o IFET fazendo hoje a doação desse terreno, eu agradeço ao Teté que é testemunha que não houve nenhum terreno doado, antes só havia a intenção de fazer a doação, mas, isso não foi feito ficando assim somente na intenção, precisamos é de determinação, de chegar no aluno, lá onde ele está, temos que partir para a ação ou não conseguiremos resolver nada, não adianta ficarmos falando em IFET, PRONATEC, se não agirmos, houve dias que eu não sabia o que fazer diante de um documento, tínhamos até o dia 15 de fevereiro para entregar o documento do IFET, o recurso já havia vindo em Manhuaçu e já havia voltado” salienta o prefeito Nailton.

Segundo o prefeito em várias ocasiões ouviu alguém dizer que Manhuaçu já havia perdido o IFET, Carangola e outras cidades já estavam trabalhando dizendo: se Manhuaçu não quer, nós queremos. Lembra Nailton de uma coisa que ele sabe fazer muito bem é pedir a Deus, “como fez Neemias naquele momento em que ele foi servir ao rei e o rei achou que ele estava de cabeça baixa, como posso estar feliz se meu povo está sofrendo eu preciso tomar uma atitude então vamos buscar a Deus que Ele é mais e parti para Brasília, tive o apoio de pessoas de alto nível de Manhuaçu o Dr° Nelson Hubner, nosso ex- Ministro, como o Dr° Guilherme de Lacerda , filho dessa terra hoje é o Superintendente da região sudeste do nosso BNDS e do Dr° Mário Dr° Caio também empenhado a nos ajudar, enfim, nós tivemos uma caravana em prol dessa cidade daquilo que o inimigo estava nos tomando que é a mudança da educação em nossa região, o inimigo aqui não era pessoal, mas era mais uma oportunidade perdida e quando falei com o Sr° Marco Antônio, podemos perder, isso, eu não posso deixar de registrar aqui também a presença do deputado padre João que esteve lá comigo, Durval e essa turma toda , houve uma mudança para cima, quase perdemos o IFET. Os prefeitos anteriores tiveram um mandato inteiro, tanto é que Teté confirma que foram 4 anos de tentativa sem a capacidade de conseguir 20 mil metros de terra para fazer o IFET, dizendo que não tinha dinheiro, isso é mentira porque se Manhuaçu não tem verba, como nós acabamos de comprar 8 alqueires e doamos 100,000 m2 e porque não tínhamos antes a capacidade de comprar? Dr° Vinícius me perguntou, como é que vocês conseguiram comprar sendo que antes não havia dinheiro para a comprar, meu amigo eu comprei porque não havia mais tempo de esperar, e nós fizemos um acordo com a Caixa Econômica e o Banco do Brasil os outros R$ 700,000 reais do terreno todo pagamos a vista porque era assim que tinha que ser feito e não tínhamos outra coisa a fazer se não conversar com a família e entrar com o processo, tivemos o apoio da família Abreu da Dª Derci, do João Batista e seus filhos por quem temos a maior simpatia, queremos que eles saibam que temos o maior agradecimento a eles, queremos que eles saibam que Manhuaçu vai ficar com dívida de gratidão a eles porque nos venderam um terreno a R$ 90.000 o alqueire, queremos um terreno grande porque queremos um IFET grande e um grande hospital também. Nós temos as nossas dificuldades na área do Trauma, do câncer, da hemodiálise temos que crescer mais, o secretário falou que vai estar aqui e vai ver o terreno e do lado do hospital já tem a faculdade federal, a todos que estão aqui hoje, agradeço de coração ao Maurício Júnior a presença de todos e a cada vereador na aprovação da compra desse terreno, o governo de Manhuaçu anda na medida em que precisa andar a cada dia a função da câmara dá suporte para serem aprovados outros projetos que venham trazer grandes empresas para região”. Argumentou Nailton Heringer.

DSC_0294Nailton Heringer fala que não se trata de um mito ele sabe e tem consciência que a cidade de Manhuaçu é polo e a que mais receberá, mais será cobrada e mais uma vez o prefeito confirma sua vocação a de estar em parceria com a região somando forças com outros parceiros, com outros deputados. “Dr° Caio eu gostaria de dizer como prefeito de Manhuaçu, sou cirurgião dentista, por causa da escola foi a única oportunidade que transformou minha vida, se não seria um capinador de roça. 2° filho de 9 de uma família de um homem muito simples, trabalhador, o que mudou a minha história foi a educação, eu saía para estudar a 8km a noite a pé, a cavalo, bicicleta ou ônibus quando tinha somente a ida não tinha como voltar, a educação entrou na minha vida e na vida da minha família e de muitos de vocês que estão aqui e não tinham opção, quero aqui registrar temos que ter escolas de tempo integral como Darcy Ribeiro sonhou. Darcy foi o precursor da mudança da educação de tempo integral e nós plantamos isso, há poucos dias foi votado na câmara que para ser professor não precisaria de ter um PHD e isso é um retrocesso que nós não queremos repetir nós queremos que a escola do pobre seja a mesma escola do rico e as empregadas que cada vez tem mais seus direitos reconhecidos também tenham o filho dela estudando com o filho da patroa. A Canção diz vem vamos embora, esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer. O Brasil está fazendo a sua hora e a mudança depende da coragem. Porque a intenção nossa é exigir que o Brasil mude e Manhuaçu vai mudar também, nossa pregação de campanha, sabemos que a PRONATEC com 512 cursos, mais de 400 cursos somados com IFET uma grande escola como já foi colocado aqui, nós vamos mudar nossa região ,outra coisa que não deixo de pregar que não sou prefeito com visão para a próxima eleição e sou como estadista porque a próxima geração caminha a passos necessários para a mudança , uma geração colhe os fruto que nós plantamos porque temos muitos frutos que colhemos e não fizemos nada por eles foram nossos avós , nossos pais que lutaram com as armas que tinham para transformação do nosso país. Temos uma pesquisa que mostra que entraram aqui no nosso país mais de 60.0000 passaportes de estrangeiros que vieram ocupar cargos importantes em nosso país para dirigir as nossas empresas, nós não mandamos os nossos filhos para o exterior, Estados Unidos , Inglaterra, Alemanha, estamos com mais de 100.000 passaportes permanentes para que os estrangeiros venham para cá ganhar nosso dinheiro , vamos mudar essa situação, vamos levantar esforços , vamos estudar que é o que está acontecendo hoje, com a PRONATEC e IFET é a mudança olhando para o futuro da nossa gente. Eu quero deixar a minha gratidão a todos que estão aqui neste momento, toda essa alegria de Manhuaçu e região porque nós temos um curso superior implantado na nossa cidade na nossa região que vai trazer frutos para nossos filhos lá da zona rural com capacidade e tecnologia e também com um curso superior que possa tocar o seu negócio com o caminho da cidade, não precisar sair de onde ele está e perder seus vínculos mas, sim estar preparado para novos tempos, para os grandes sistemas e caprichos que a tecnologia traz, os países mais desenvolvidos são exatamente aqueles que investiram na educação. Parabéns a vocês, muito obrigado! Vejo a realidade, vamos inverter a partir de hoje estávamos apertados para entregar esses documentos, agora são eles que estarão apertados para nos entregar o IFET pronto”. Concluiu Nailton Heringer

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui