Dilma amplia vantagem e agora tem 24 pontos sobre Serra

204

Por Devair Guimarães de Oliveira JM1
Pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, divulgada hoje (28), mostra vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, em primeiro turno, com 59% dos votos válidos. O dado confirma pesquisas anteriores também divulgadas esta semana, que projetam a vitória da petista no pleito do dia 3 de outubro.

Dilma abriu vantagem de 24 pontos de seu principal adversário, o candidato do PSDB, José Serra e chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral, no dia 16 deste mês.

Desde então, Serra caiu de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, registava 8% e agora tem 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.

O levantamento confirma ainda constatações das pesquisas de outros institutos ao verificar a preferência por Dilma em redutos de Serra. Em São Paulo, por exemplo, ela tem sete pontos à frente do tucano (42% a 35%) e, em Minas Gerais, registra o dobro de votos do adversário (51% a 25%) – respectivamente primeiro e segundo maiores colégios eleitorais do País.

O fenõmino Lula está mudando algumas tendencias, em São Paulo Mercadante sobe um pouco, resta esperar por outros estados, em Minas vamos ver quando Lula começar pedir votos para Hélio Costa que no momento começa a perder pontos e é ultrapasdsado por Anastasia. Imaginava que Lula iria transferir votos para a Dilma e até vencer, mas nunca imaginei uma vitória no primeiro turno, pois até Lula foi para o segundo turno. Para deputado temos notado uma maior preferencia por candidatos que estão em sintonia com Dilma e Lula e o PSDB de Serra pode ter sua bancada diminuida. 

Além disso, de acordo com a pesquisa Ibope, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ótimo ou bom por 78% dos brasileiros e ruim ou péssimo por 4%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 26.101/2010.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui