Fórum Regional do Governo do Estado Chega a Manhuaçu

127
Gevernador Fernando Pimentel e Ministro da saúde, Artur Chioro participam do Encontro Mineiro de saúde, 2015. 25-05-2015- Contagem-MG Foto: Manoel Marques/imprensa-MG
Gevernador Fernando Pimentel e Ministro da saúde, Artur Chioro participam do Encontro Mineiro de saúde, 2015.
25-05-2015- Contagem-MG
Foto: Manoel Marques/imprensa-MG

O Governo de Minas chega a Manhuaçu, amanhã, 15, para realizar a primeira rodada do Fórum Regional, criado sob o conceito de Território de Desenvolvimento. O evento ocorrerá na sede da AABB da cidade, a partir das nove horas. Para garantir a participação de todos, o Estado foi dividido em dezessete partes, conforme suas características, uma delas é o Território Caparaó, que reúne 55 municípios e uma população estimada de 680 mil habitantes. A região, considerada uma grande produtora de café arábica, leite e cana-de-açúcar, terá voltada para duas necessidades: a taxa de mortalidade infantil e a cobertura pré-natal.

De acordo com o Governo do Estado, o Território Caparaó é responsável por 2% do PIB – Produto Interno Bruto – mineiro, ainda tem um número elevado de moradores sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto, correspondente a 69,7%. Com a realização do Fórum, estruturado em três etapas, o objetivo do Governo mineiro é ter a participação de diferentes grupos da sociedade como representantes do Governo do Estado, de órgãos federais, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e de representantes do poder legislativo estadual e federal. Além, claro, de toda a sociedade civil organizada.

A perspectiva é que a partir desses encontros, sejam elaboradas políticas públicas que respeitem as características de cada região. Para contribuir com a iniciativa é possível por meio do site forunsregionais.mg.gov.br tirar dúvidas, fazer críticas, enviar sugestões ou tratar de qualquer assunto ligado aos Fóruns Regionais.

PLANO MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

Conforme artigo 231 da Constituição Estadual, o PMDI – Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – é um documento que constitui o plano estratégico para orientar a construção do Estado a longo prazo e que está em construção, tendo como premissa a promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável. Para a elaboração do documento, foi feito um calendário em três fazes, que vai percorrer o Estado. A primeira fase é a instalação dos Fóruns Regionais nos dezessete Territórios de Desenvolvimento e apresentação dos perfis regionais, onde acontece a distribuição dos formulários, apresentação da metodologia e da dinâmica de priorização a ser realizada no próximo encontro.

A segunda fase é composta pela formação dos Grupos de Trabalho Temáticos, a realização de debates sobre as necessidades, problemas e sugestões elencadas nos formulários, além da realização de dinâmica de priorização das propostas. Defesa das vinte primeiras propostas hierarquizadas nas salas temáticas, a votação para priorização das propostas, indicação dos representantes do COMPLETE – Comitê de Planejamento Territorial – e do CEDES – Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social. A terceira e última fase conta com a instalação dos colegiados do CEDES, reuniões dos COMPLETE, reunião do CEDES e audiência pública do PPAG – Plano Plurianual de Ação Governamental.

MUNICÍPIOS QUE FAZEM PARTE DO TERRITÓRIO CAPARAÓ

Caparaó, Abre Campo, Alto Caparaó, Caputira, Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Pocrane, Alto Jequitibá, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia e Taparuba, integram o nossa microrregião.

PROGRAMAÇÃO

A programação prevista para o evento em Manhuaçu é a seguinte:

  • 09h – credenciamento
  • 10h – abertura com o governador Fernando Pimentel, demais autoridades e movimentos sociais
  • 12h – almoço
  • 13h30 – apresentação da Secretaria de Estado de Governo
  • 13h45 – esclarecimentos
  • 14h15 – apresentação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
  • 15h – esclarecimentos
  • 15h30 – abertura para fala dos presentes

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

 

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui