Fusão entre PSDB e DEM ‘não é o caminho’, diz senador Álvaro Dias

189

Líder do PSDB no Senado participa de convenção do partido em SP.

Vereadores de SP deixaram o PSDB-SP. DEM também sofre com baixas. 

Convenção do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo. O  líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR), disse neste sábado (7), ao chegar para a convenção do PSDB paulista que elegerá a executiva estadual, que uma eventual fusão entre seu partido e o Democratas (DEM) “não é o caminho” para as duas legendas, que vêm enfrentando baixas nos últimos meses.

Em abril, seis vereadores deixaram o PSDB de São Paulo por divergências com o diretório municipal. Líderes importantes do DEM também anunciaram a saída do partido, como o presidente de honra, Jorge Bornhausen; seu filho, o vice-presidente nacional do DEM, deputado federal Paulo Bornhausen (SC); e o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. Os dois últimos devem migrar com o recém-anunciado Partido Social Democrático (PSD), do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

“Não creio que a fusão com o DEM seja o caminho. Não podemos pensar apenas em projeto eleitoral e acrescentar mais pessoas ao partido. O DEM nasceu do partido da frente liberal, defende o liberalismo. O PSDB é social-democrata. Como vamos explicar ao povo brasileiro que estamos reunindo numa única sigla duas facções políticas programaticamente diferentes? Pessoalmente, eu não concordo com a fusao”, disse Dias.

saiba mais 

Secretário de Alckmin vence eleição para o diretório do PSDB em SP Vereador do PSDB diz que ficará no partido e ganha cargo na direção Para Dias, as baixas do PSDB de São paulo são “caso isolado”. “Estão maximizando algumas poucas defecções. Nao há ninguém importante do partido saindo no Brasil. Pelo contrário, São Paulo é um caso isolado. O PSD é uma janela aberta, pode abrir para pessoas que se sentem desconfortáveis em outros partidos. O Brasil não precisa de novas siglas, aliás já temos siglas demais. Temos que criar partidos com identidade programática de verdade. E eu entendo que o PSD não seja uma lição em matéria de identidade programática.”

Delegados do PSDB na convenção estadual da

Convenção do PSDB paulista, que acontece na Assembleia Legislativa do estado durante este sábado, cerca de 3,2 mil delegados vão eleger os 105 compoentes do diretório estadual.

Ao mesmo tempo, os 105 componentes do atual diretório vão escolher os oito membros da executiva – presidente; 1º, 2º e 3º vice-presidentes; secretário-geral; secretário adjunto; tesoureiro; e tesoureiro adjunto – , seis vogais (que participam da coordenação da legenda em questões específicas) e três suplentes.

Havia acordo entre o ex-governador José Serra, que tem a seu lado os deputados federais tucanos, e o governador Geraldo Alckmin, que lidera a bancada estadual, para que fosse eleito para o comando da executiva o deputado estadual Pedro Tobias, aliado de Alckmin, e como secretário geral o deputado federal Vaz de Lima, aliado de Serra. No entanto, o atual secretário-geral, César Gontijo, se candidatou à reeleição, causando uma divergência entre as lideranças.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui