Gestores municipais são capacitados para elaborar plano de saneamento básico

127

gestores-municipaisO Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), realizou o Seminário de Capacitação para elaboração da Política e Plano Municipal de Saneamento Básico na cidade de Passos, Sul de Minas, nesta terça-feira (2). Durante o encontro foram capacitados gestores de 61 prefeituras do sudoeste e Centro-Oeste de Minas.

O governo estadual é o primeiro no país a apoiar a elaboração dos planos de saneamento das cidades. As metas estabelecidas devem ser cumpridas até o final de 2013, como pré-requisito para que o município consiga a liberação de recursos do Estado e da União. A verba deve ser investida em ações como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Durante o evento, os gestores municipais tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia dos planos municipais e foram orientados a desenvolver ações e estabelecer metas para formulação de políticas efetivas de saneamento básico.

“Os municípios estão correndo contra o tempo para elaborarem seus planos até o final deste ano. O Estado não mede esforços para prestar apoio técnico às prefeituras mineiras, através desta capacitação que vem sendo aplicada em todos os cantos de Minas”, ressalta a subsecretária de Política Urbana, Tereza Navarro.

A próxima região a receber a capacitação é o Triangulo Mineiro, que será visitada pelos técnicos da Sedru ainda neste mês de julho. A previsão é de que todos os 853 municípios do Estado tenham participado da capacitação até setembro deste ano.

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui