Governo elogia eleições no Sudão e apoia divisão do território em dois

199

O governo do Brasil apoiou o resultado das eleições no Sudão que levará à divisão do país em dois territórios – a parte Sul se tornará independente. Por decisão da maioria dos 98,83% dos eleitores que votaram janeiro deste ano, um decreto confirmará o desejo dos sudaneses.

O processo de transição começa em 9 de julho. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores elogiou o processo eleitoral no Sudão.

“O governo brasileiro saúda o povo do Sudão pelo ambiente pacífico e a forma transparente com que foi conduzido o referendo e cumprimenta as autoridades do Norte e do Sul por sua disposição para o entendimento e o diálogo”, diz a nota. “O governo brasileiro registrou com satisfação a conclusão do processo de realização do referendo sobre o Sul do Sudão.”

O texto acrescenta que “o governo brasileiro manifesta seu apoio para que as partes, no mais breve prazo possível e dentro da mesma atmosfera de cooperação que marcou a realização do referendo, alcancem acordo sobre questões ainda pendentes”.

Pelos resultados divulgados no último dia 7, apenas 1,17% dos 98,83% dos votos válidos foram contrários à divisão do país em dois territórios. O referendo, que ocorreu em janeiro, foi parte de um acordo de paz firmado em 2005.

Por esse acordo, foi encerrado um longo período de guerra civil entre o Norte sudanês – dominado por muçulmanos – e o Sul – onde a liderança é dos cristãos e de outras religiões. Porém, o acordo vence em julho e põe em discussão também os recursos oriundos da comercialização do petróleo e minérios.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui