Itamaraty prepara nota sobre renúncia de Mubarak

195

O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, prepara uma nota em manifestação à renúncia do ex-presidente do Egito Hosni Mubarak. O documento será elaborado seguindo orientações do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que comanda um debate hoje (11) no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York.

Patriota e outros chanceleres, presentes na reunião nos Estados Unidos, foram informados sobre a renúncia pelo ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle. Até a renúncia, o governo brasileiro defendia o respeito às manifestações populares no Egito – que há 18 dias enfrentava uma onda de protestos contra o governo.

A oposição reivindica garantias de realização de eleições parlamentares e presidenciais de forma democrática e livre. Também quer a instalação de uma Assembleia Nacional Constituinte para promover reformas e o fim do estado de emergência. Em comemoração à renúncia de Mubarak, manifestantes saíram às ruas e celebram o fim de quase 30 anos de poder.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui