Legislativo alerta para prejuízos causados por demora de município em regularizar Certidão

135
Cam3 Camara alerta (2)
Mesa Diretora

A Câmara M. de Manhuaçu realizou a primeira sessão ordinária do mês na noite desta Quinta-feira, 05, com importantes manifestações dos vereadores cobrando obras, serviços e regularidade na Administração Municipal. Sob a presidência de Maurício de Oliveira Júnior, a reunião prosseguiu de forma dinâmica, com ciência dada a Projetos de Lei e de Resolução, novos Requerimentos, Moções e Indicações apresentadas pelos vereadores. Também foi dada ciência ao Plenário do Parecer do Tribunal de Justiça de Minas Gerais sobre as Contas de 2003 (Prefeito Mário Assad). Entre os presentes a reunião, a Diretora M. de Cultura, Mariza Klein; o Presidente do Coamma, Vasco Fernando Motta Rodrigues, e o Presidente do Cons. M. de Promoção da Igualdade Racial, Marco Cabral.

Cam3 Camara alerta (3)
Presidente Maurício Júnior apresentou documento emitido pelo CAGEC (Cadastro Geral de Convenentes) informando que o municipio ainda continua irregular

Secretaria de Cultura
Logo no início da sessão, o 1º Secretário da Mesa Diretora, Vereador Eli de Abreu Gomes, procedeu com a entrega do Projeto de Lei nº 023/2014, de autoria do Executivo Municipal, que cria a Secretaria M. de Cultura e Turismo em Manhuaçu. Na reunião anterior (29/05), Eli havia feito pedido de
Vistas do Projeto Substitutivo encaminhado pela Prefeitura para aprovação na Câmara. O Vereador anexou ao referido projeto seu Parecer, propondo Emendas e modificações consideradas necessárias.

 

Cam3 Camara alerta (4)
Presidente Maurício Júnior e Vereador Eli de Abreu mostram comprovante de que, até aquela data, município ainda se encontrava com certidão irregular no CAGEC.

Desde o início de Abril, pp., quando foi dada ciência ao Plenário do primeiro Projeto de Lei solicitando a criação desta pasta no Executivo Municipal, os vereadores têm tido especial atenção com a questão, realizando intenso trabalho de análise dos itens propostos no documento, por meio das comissões legislativas. No entanto, recentemente, o Executivo Municipal encaminhou novo Projeto ao Legislativo, de caráter substitutivo, o que demandou novos estudos por parte da Casa Legislativa e, com isto, a necessidade de um novo Pedido de Vistas, o que foi feito por Eli de Abreu.

Em seu parecer, Eli pontou questões como a necessidade de conferência quanto ao impacto orçamentário, decorrentes desta alteração na estrutura administrativa do município; a não abertura de créditos adicionais sem a devida justificação ou demonstração específica dos fins pretendidos; condicionamento da validade da Lei ao Mês de Janeiro de 2015, posto que toda a matéria poderá ser incluída na LDO 2014, e a requisição de calendários de atividades culturais, além de solicitar informações sobre os reais motivos que levaram o município a decrescer no recebimento de valores sob a rubrica ICMS Cultural, comparando os anos de 2011/2012 e 2013/2014.

 Ainda irregular 

Ao fazer uso da palavra, o Vice-presidente Anízio Gonçalves de Souza (Cb. Anízio) anunciou ter recebido informação da Prefeitura de que o município estava com as certidões em dia, e, portanto, apto a receber recursos provenientes de emendas viabilizadas por deputados. Anízio relatou ainda que o Deputado Federal Mario Heringer estaria viabilizando recursos de R$ 1,1 milhão para a Saúde de Manhuaçu. Anúncios feitos por outros deputados, com emendas de menor valor, também foram mencionados por Cb. Anízio.

Ainda na reunião, o Presidente Maurício Júnior apresentou documento emitido pelo CAGEC (Cadastro Geral de Convenentes), às 16h daquele mesmo dia, informando que o município ainda continua em situação irregular, o que impede o recebimento de recursos do governo.

Vereador João Gonçalves Linhares Júnior (Inspetor Linhares) parabenizou o Deputado João Magalhães pela viabilização efetiva de recursos da ordem de R$ 167 mil para o Hospital César Leite, por meio de Emenda Parlamentar.

 Lei de Responsabilidade Fiscal e Canil

 Audiências públicas sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e a situação do canil municipal foram evidenciadas pelos Vereadores Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria) e Aponísia dos Reis, respectivamente.

Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas, Vereador Jorge do Ibéria disse que o Executivo Municipal fez contato solicitando que ele, na condição de Presidente da referida comissão, marcasse a data da audiência pública de prestação de contas sobre o primeiro quadrimestre de 2014, em cumprimento ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Após entendimento com os colegas vereadores no plenário, Jorge do Ibéria definiu a referida prestação de contas para o próximo dia 03 de Julho, às 15h, na Câmara Municipal. O Vereador frisou que a participação da população será muito importante nesta audiência.

Vereadora Aponísia dos Reis destacou no plenário a necessidade de realização de audiência sobre o canil municipal de Manhuaçu e solicitou que seja agendada data, de modo que a comunidade participe e toda a sociedade seja ouvida.

Vereador Juarez Cleres Elói elogiou o trabalho de manutenção das estradas rurais desempenhadas pela Prefeitura no município e as atividades de reforma do posto de Saúde do distrito de São Sebastião do Sacramento.

Assessoria de Comunicação CMM

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui