Lula diz que na atual ‘guerra cambial’, é preciso ‘preservar’ a indústria

173

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (22) que na atual “guerra cambial”, é preciso tomar medidas para “preservar” as indústrias brasileiras. Ele recebeu no Palácio do Planalto o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Brinquedos (Abrinq), Synésio Batista da Costa, de quem ganhou um carrinho de brinquedo.

Segundo Lula, o governo defende um livre comércio que não coloque a produção nacional em desvantagem na competição com outros países. “Vocês sabem da preocupação que nós temos de defender a indústria nacional de brinquedos. Nós queremos que a balança comercial brasileira seja a mais diversificada possível. Não queremos criar obstáculos para a importação”, disse.

“Não se trata disso, se trata apenas que esse livre comércio funciona bem até que as empresas brasileiras não sejam prejudicadas por um tratamento desigual, sobretudo quando se constata que há uma certa guerra cambial no mundo e nós, então, precisamos preservar não apenas nossos empregos e salários mas nossas empresas para que elas continuem crescendo”, disse. Lula afirmou ainda que espera um Natal “vigoroso” este ano.

O presidente da Abrinq afirmou que o Brasil produziu 1 bilhão de brinquedos de 2003 a outubro de 2010. Ele afirmou que o mercado brasileiro sofre, principalmente, com a competição asiática. “A indústria nacional tem que enfrentar os chineses”, disse. Segundo ele, a criança brasileira é a terceira do mundo que mais influencia os pais a comprar produtos e representa um amplo mercado consumidor.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui