Manhuaçu pode perder quatro ambulâncias por falta de certidão da Prefeitura

157

Manhuaçu pode perder quatro ambulâncias por falta de certidão da Prefeitura
CamPalJud (2)

O alerta foi dado pelo Presidente da Câmara, Vereador Maurício de Oliveira Júnior na sessão legislativa ordinária desta Quinta-feira, 15, em pronunciamento no plenário. Maurício Júnior relatou que recursos no valor aproximado de R$ 250 mil destinados à aquisição de veículos para a Saúde, foram viabilizados pelo Deputado Federal Renzo Bráz, por meio de Emendar Parlamentar direcionada ao município. No entanto, o prazo para apresentação dos documentos necessários ao Governo Estadual, para este recurso, encerrou-se neste dia 15, e, a Prefeitura não tem Certidão Negativa do FGTS – um dos documentos requisitados. “Isso dói. Manhuaçu perdeu quatro ambulâncias devido a falta de organização da Prefeitura”, desabafou. Ainda em seu pronunciamento, Maurício relatou: “o SUS tem hoje dezessete veículos e a maioria está danificada, com apenas três em circulação, e, destes, só uma ambulância. Como disse o colega Paulo Altino, quem perde com isto, não é o prefeito ou os vereadores, quem perde são as famílias manhuaçuenses, é o trabalhador que necessita e conta com a Saúde pública”.

Maurício Júnior mencionou ainda que a Câmara irá apurar quanto foi gasto pela Prefeitura com o pagamento de transporte terceirizado para o setor de Saúde.

Também indignado, Vereador Paulo César Altino questionou as excessivas viagens do Prefeito. “Em um período de quinze dias, o Prefeito manteve-se nove dias fora, participando de seminários e congressos, enfim, passeando. Quem sabe se ele estivesse aqui, talvez o município tivesse acertado a Certidão Negativa e não perderíamos estas ambulâncias”, comentou.

Combate a dengue

Um trabalho intenso vem sendo desempenhado no B. Nossa Senhora Aparecida e distritos para o combate à dengue, por parte de uma força-tarefa de trabalhadores contratados pelo município para proceder com limpeza geral de ambientes propícios para a proliferação do mosquito transmissor. Presidente Maurício Júnior ressaltou que é mérito da Casa Legislativa este trabalho, considerando os exaustivos pedidos dos vereadores quanto às ações preventivas e a solicitação ao Executivo de encaminhamento de Projeto de Lei à Câmara para a contratação de servidores para esta finalidade. Neste contexto, os vereadores aprovaram dois Projetos de Lei, e, agora, estas ações estão acontecendo.

Pedestres no escuro

Preocupado com a escuridão a que se submetem os pedestres que transitam na ciclovia da BR-262, entre os Bairros Nossa Senhora Aparecida e São Jorge, o Presidente Maurício Júnior co-brou providências mais uma vez. “É um absurdo este problema persistir há mais de um ano e nada ser feito. As pessoas que ali transitam à noite estão sujeitas a assaltos, estupros, e às mais diversas ações marginais. É sabido que um ambiente escuro favorece a prática de crimes. Queremos providências imediatas”, afirmou.

Minha Casa, Minha Vida

Os vereadores cobraram informações sobre as obras do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Anteriormente, nós aprovamos a doação de terreno para a construção de mais residências para o programa habitacional. Na ocasião, o gerente da Caixa Econômica Federal esteve aqui, com promessas e perspectivas de andamento do projeto, mas, as obras não estão em andamento. Nem Prefeitura e nem a Caixa informam à Câmara o que está acontecendo. Então, vamos continuar com as cobranças pertinentes, porque estamos zelando pelo bem do povo”, frisou Maurício.

Vereadores cobram concurso público e esclarecimentos na Educação e Saúde

Novos Requerimentos foram solicitados pelos vereadores à presidência do Legislativo para encaminhamento a Prefeitura, na sessão desta Quinta-feira, 15. Destaca-se também que novas audiências estão previstas para ocorrer na Casa Legislativa sobre Educação e a questão dos animais de rua. Vereador João Gonçalves Linhares Júnior (Inspetor Linhares) cobrou da Prefeitura a realização de concurso público e alertou que o prazo, anteriormente anunciado pelo Executivo Municipal, está terminando.

Trânsito e drogas: Linhares mencionou que o local destinado à construção de pista de bicicross, no antigo “Clube do Sol”, está sendo utilizado para o consumo de drogas. O Vereador questionou ainda a realização de evento esta semana, no centro da cidade, durante o dia, em horário de intenso movimento. “Faltou comunicar, com pelo menos quinze dias de antecedência a população, sobre o evento e as alterações no trânsito que seriam necessárias, porque os transtornos foram diversos, principalmente para os motoristas”, comentou. Vereador Fernando Gonçalves Lacerda concordou com o colega Linhares e parabenizou a Polícia Militar pelas ações tomadas durante o evento.

O Vice-presidente da Câmara, Anízio Gonçalves de Souza (Cb. Anízio) reforçou a questão do trânsito e mencionou sua participação em mobilizações regionais em combate às drogas, relatando inclusive a realização de audiência pública sobre Educação, em breve, na cidade.

Saúde e Educação: Fernando Lacerda solicitou no plenário a convocação da Sec. Municipal de Educação para comparecimento à Câmara, para prestar esclarecimentos diversos sobre problemas que vem sendo constatados no setor.

Vereador Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria) solicitou encaminhamento de Requerimento à Sec. M. de Saúde requerendo informações sobre o quanto foi gasto com transporte terceirizado no setor.

Câmara aprova reajuste para motoristas de máquinas pesadas

Foram sete Projetos de Lei aprovados na sessão ordinária desta Quinta-feira, além de três Resoluções, seis Moções e dezenove Indicações – solicitando obras diversas – e dois Requerimentos. Os membros da Casa Legislativa também debateram questões importantes para a população. Três pessoas inscritas se pronunciaram no plenário, em uma reunião que contou ainda com expressiva participação de cidadãos.

Um dos Projetos de Lei aprovados (nº 27/2014), de autoria do Executivo Municipal, que trata da criação de cargos e alteração de vencimentos, recebeu Emenda Parlamentar dos vereadores, propondo reajuste salarial também para os motoristas de máquinas pesadas da Prefeitura, para que os mesmo recebam um valor aproximado de R$ 2.500,00 mensais. Vereador Jorge Augusto Pereira (Jorge do Ibéria), Presidente da Comissão de Direitos do Servidor Público, comemorou a aprovação do Projeto com esta Emenda Parlamentar, ressaltando que os motoristas desempenham trabalho árduo no cotidiano e necessitam deste reajuste.

Líder comunitário parabeniza vereadores

Conhecido por sua atuação junto às entidades sociais, Benoni da Paixão parabenizou o trabalho desempenhado pelos vereadores na busca por melhorias para população. “A Câmara está trabalhando para o povo e cumprindo tudo o que determina a Legislação. Os vereadores estão de parabéns”, destacou. Benoni também fez uma explanação de seu trabalho junto à Ass. de Moradores do B. São Vicente e nas áreas da Saúde e Assistência Social.

Livro

O Comendador de Artes Plásticas e Presidente da ACLA-MG, Fabrício Santos, mencionou o adiamento da abertura do evento de intercâmbio cultural “Minas-Rio 2014”, em razão da recente retirada de trabalhos artísticos de um salão do município na Praça Dr. César Leite. Fabrício anunciou também o lançamento de seu primeiro livro, intitulado “Silêncio no Céu” e a comemoração de três anos de Manhuaçu no Livro dos Recordes. O artista também elogiou Maurício Júnior por seu eficiente trabalho junto à Presidência da Câmara.

Secretaria de Cultura

Professora Nair Marques de Almeida se pronunciou solicitando que a aprovação do Projeto de Lei (nº 023/2014) que cria a Secretaria M. de Cultura. Na oportunidade, a presidência esclareceu que a Câmara precisa proceder com a devida análise de todos os Projetos antes da votação cumprindo, inclusive, prazos regimentais, e que os vereadores são plenamente favoráveis à instalação de uma secretaria para o setor em Manhuaçu.

Ass. de Comunicação da CMM

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui