Marco Maia espera consolidar hoje apoio de partidos à sua candidatura

183

O presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia (PT-RS), que é candidato à reeleição, espera consolidar ainda hoje (26) o apoio institucional de todos os partidos representados na Casa. No início da tarde, ele fez uma visita à bancada do PSDB, que se reuniu para eleger, por aclamação, o deputado Duarte Nogueira (SP), à liderança do partido.

Em rápido pronunciamento, Marco Maia informou que receberia ainda nesta tarde representantes de sete pequenos partidos que não haviam oficializado o apoio à sua candidatura.

Pouco antes, o candidato avulso ao cargo, Sandro Mabel (PR-GO), reuniu-se com os deputados do PSDB para entregar suas propostas e pedir votos. Ao deixar o plenário, Mabel e Marco Maia encontraram-se e tiveram uma rápida conversa.

Antes de dar a palavra a Marco Maia, o novo líder do PSDB, Duarte Nogueira,  reafirmou “o engajamento do partido” na candidatura do petista, que se comprometeu a adotar o critério do número de deputados eleitos pelos partidos para a divisão dos cargos da Mesa Diretora e das comissões, o chamado critério da proporcionalidade partidária. Como terceira bancada, o PSDB terá direito à terceira escolha, o que lhe garantiria a 1ª secretaria, caso o PMDB – segunda maior bancada – mantenha a opção pela 1ª vice-presidência.

“Eu garanto a vocês [deputados do PSDB] que na bancada do PT não haverá voto contrário ao deputado Eduardo Gomes (TO) para assumir a 1ª secretaria”, disse Marco Maia.

Mabel e Maia estão se dedicando hoje à busca de apoio. Um dos compromissos de Mabel nesta tarde é com deputados do PV, aos quais apresentará a cartilha que tem distribuído aos colegas, com 13 compromissos. O primeiro diz respeito à prioridade a um projeto de lei garantindo aos parlamentares o repasse, pelo governo federal, de todas as emendas apresentadas à proposta de Orçamento da União.

Ele defende também a construção, em no máximo um ano e meio, de novo prédio anexo da Câmara para dar melhores condições de trabalho aos deputados e suas equipes.

De manhã, ao deixar o gabinete da liderança do PSC, Mabel reagiu à possibilidade de seu partido fechar questão em torno da candidatura de Marco Maia. Se isso ocorrer, Mabel corre dois riscos: ser obrigado a desistir da candidatura, o que ele descarta, ou enfrentar um processo de expulsão do PR. Em caso de expulsão, o próprio mandato de Mabel estaria em risco, se o PR resolvesse requerê-lo ao Supremo Tribunal Federal.

Mabel voltou a defender a pluralidade de candidaturas como uma maneira de fortalecer a Câmara. “Eu quero defender ideias. Será que nesta Casa não dá nem para discutir ideias?”, respondeu Mabel, ao ser perguntado por repórteres sobre a possibilidade de fechamento de questão pelo comando de seu partido.

Agencia Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui